domingo, 15 de maio de 2011

Séries em Análise: Better With You


Iniciei o texto dessa análise antes do anúncio do cancelamento da série, então fica como uma análise geral de todo o programa. Fiz algumas adaptações por conta disso, é uma pena mesmo ela não ter sido renovada, infelizmente essa é a realidade na concorrida TV americana.

Quando esta sitcom estreiou ano passado na ABC corri para conferir o primeiro episódio, já que um dos protagonistas fazia parte de uma das sitcoms que mais gostei, That 70's Show, com Kitty Forman, a mãe do Eric. Debra Jo Rupp está realmente muito bem na série, aliás todo o elenco foi muito bem escolhido. Better With You se foca no relacionamento de 3 casais em momentos bem diferentes em seu relacionamento. E em comum, eles fazem parte de uma mesma família. Os patriarcas são Joe e Vicky Putney (Kurt Fuller e Debra Jo Rupp, respectivamente), casados há 35 anos e já mais do que acostumados as manias da convivência à dois. A filha mais velha, Maddie (Jennifer Finnigan), tem um relacionamento com Ben (Josh Cooke) que não é um casamento, mas como ela costuma dizer diversas vezes, é uma escolha válida de vida. Juntos há 9 anos, Maddi e Ben tem um relacionamento bem dinâmico, já conhecem bem um ao outro, mas não tem a apatia do casal mais velho. Completando os protagonistas temos Mia (Joanna Garvia-Swisher), irmã mais nova de Maddie, e o namorado Casey (Jake Lacy) juntos há apenas dois meses.

A premissa da série é interessante, sendo bem apresentada no episódio piloto. Apesar de conter alguns clichês mal aproveitados (como Ben dizendo a Maddie que ela não parecia gorda) o primeiro episódio agrada e deixa algumas expectativas. O problema maior veio mesmo no segundo. O clima de algo piegas e forçado se instaura e ficou impossível acompanhar o episódio até o fim. Sim, larquei a série apenas no segundo episódio, mas não me esqueci dela.

Ha algumas semanas assisti a um episódio perto do final da temporada e me surpreendi ao encontrar uma série bem mais madura e definida. Comecei então uma maratona e assisti aos episódios em ordem contrária, do mais recente ao mais antigo e pude constatar o quanto a série mudou no decorrer de seus episódios. Os personagens foram bem definidos, assim como o tipo de humor a ser seguido e a forma como as situações de convivência dos casais são ilustradas nos primeiros minutos de abertura de cada episódio.

Em alguns episódios também usam situações cotidianas para fechar o episódio, o que dá um toque especial a série. Para citar um exemplo, temos trecho mostrando como cada casal se comportava quando o marido ou namorado encontrava sua parceira dormindo no sofá. Casey leva Mia no colo até o quarto calmante. Na mesma situação Ben tenta levar Maddie, mas ela se assusta quando ele tenta carrega-la. E quando Joe vê Vicky dormindo no sofá, a pega nos braços e a coloca no chão para poder assistir TV à vontade.

Boas histórias, boas performances, mas audiência fraca. Foi isso o que levou a série ao seu cancelamento depois de exibir uma temporada completa de 22 episódios. O lado positivo disso é que o último episódio fechou bem a história dos Putney, com o casamento de Mia e Casey acompanhado com o nascimento de seu primeiro filho. O acontecimento também influenciou Maddie, que depois de perder a vontade de ser advogada desiste de procurar uma nova carreira para se tornar mãe. E tambem vale lembrar que o motivo do casal com uma "escolha de vida válida" não se casar também foi explicado num episódio hilário.

Os destaques no quesito humor ficam para o personagem Ben e a sogra Vicky. Em praticamente todos os episódios eles roubam a cena. Joe também é muito divertido quando alguma história se centra nele, como no "Better With Cry" em que Ben tenta fazer o sogro chorar para se vingar de todas as humilhações que passou quando era ele o chorão da vez. Maddie é um pouco exagerada e por isso acaba perdendo a atenção às vezes, mas volta e meia ela tem um momento realmente brilhante. Casey lembra bastante o Joey de Friends, basta tirar a aversão a comprometimento do Joey que você terá o Casey. Ele tem algumas pidadas prontas bem bobas, mas acaba ganhando o público pela simpatia. Mia segue com bom equilíbrio entre o cômico e o casual. Seu humor é um pouco mais contido, o que combina com sua personalidade. Joanna Garcia também segurou um bom momento de drama com Mia no episódio "Better With Little Buddy" em que ela se dá conta de que irá se tornar mãe.

Fica a dica para quem quiser curtir uma boa comédia sobre relacionamentos, Better With You é divertida e muito simples, basta passar pela barreira densa dos primeiros episódios (dos 3 primeiros para ser mais exata) para você aproveirar o que ela tem de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.