quinta-feira, 3 de março de 2011

Chegou a hora de Booth e Bones?

Uma análise completa do relacionamento mais tenso da atual TV americana e que rumo ele pode seguir, e se seguir, quais serão suas consequências.



Atualmente em sua sexta temporada o drama Bones é uma das séries de sucesso da Fox nos EUA e no Brasil. Durante essas 5 temporadas e meia a série se apoiou não apenas em seus casos sobre crimes de assassinato difíceis de serem solucionados, mas principalmente na dinâmica de seu casal protagonista que se mostrou o grande atrativo da série. Temperance Brennan (ou Bones para os muito íntimos) é a doutora em ossos que fica a cargo da parte científica da investigação junto da sua equipe, que inclue outros ótimos personagens (que deixaremos para falar em outro momento). Ao seu lado está Seeley Booth (que aliás alguém raramente chama por Seeley) um agente especial do FBI, ex-atirador de elite do time de fuzileiros do exército americano. A química entre o casal é realmente grande, que transparece na tela em cada cena, reforçada por um roteiro afinado que ressalta as diferenças no modo de vida e de visão do mundo destes personagens. Ao mesmo tempo em que discordam de suas opiniões, ele dão um jeito de tentar compreender o outro.

O que ajuda a manter esse clima positivo do casal é a amizade que a dupla de atores tem na vida real. David Boreanaz e Emily Deschanel se deram bem desde o ínicio da série, o que conta muito quando se quer manter um show com qualidade por muito tempo. Já houveram casos em que o casal protagonista se odiava na vida real e isso só trouxe problemas para o programa. Não é caso aqui, felizmente.

A relação dos atores com equipe criativa e executivos também é muito boa, tanto que ambos também são co-produtores executivos do programa, ou seja, eles também opinam no destino de seus personagens e nos rumos que a série irá tomar sempre. O clima amigável dessa equipe pode ser sentido nas entrevistas e "twitts" que eles produzem, parece haver bastante harmonia. E o que isso representa no assunto principal desse artigo? Tudo.



O grande X da questão em Bones hoje em dia é se Booth e Bones, o casal tão diferente, que ao mesmo tempo parece ser perfeito um para o outro, deve mesmo ficar junto, partir logo para os finalmentes. O relacionamento até agora se concentrou na amizade, com alguns sinais de que era algo a mais, tendo sua dinâmica mudada a cada temporada. O ápice foi no episódio de número 100, exibido na quinta temporada, mostrando o momento em que o casal se conhece, revelando que eles tinham a intenção de iniciar algum envolvimento, que foi interrompido por um desentendimento entre eles. Nesse mesmo episódio, Booth e Brennan são questionados pelo Dr. Sweets, psicólogo do FBI que ajuda nos casos, mas que também é fascinado pela dinâmica do casal e torce para que eles fiquem juntos de fato. Com as questões levantadas por Sweets, Booth decide agir. Desde o final da temporada anterior, quando ele é operado de um aneurisma cerebral, ele se vê apaixonado pela colega de trabalho e nada faz, pois é sempre aconselhado por seus colegas e amigos de trabalho a não se aproximar desta forma de Brennan se ele não tivesse a mais absoluta certeza que seria isso o que ele queria.

O tempo passou, e Booth foi se segurando (o que também rendeu cenas inusitadas, como quando Brennan precisa remover sua roupa para coletar evidências de um caso) mas no fatídico episódio 100 ele finalmente revela seus sentimentos a Brennan e diz querer tentar ter uma relação com ela. A reação de Brennan foi a de negação. A sua desculpa para não assumir um relacionamento entre os dois seria de que ela estaria o protegendo, já que ela não é do tipo de pessoa que tem esse nível de comprometimento com outra.  Se é verdade ou não (o que podemos imaginar é que ela teme ser machucada novamente, devido ao seu passado de abandono) isso ainda se tornou um mistério, mas o que resultou desse episódio foi um Booth amargurado e decidido a procurar outra pessoa para ser sua parceira na vida.

E então chegamos ao final da quinta temporada, com a dupla se despedindo e seguindo caminhos diferentes por pelo menos 1 ano. A rejeição de Booth foi em parte o motivo dessa separação, que acabou depois de 7 meses, com o retorno de todos ao laboratório para ajudar Camile com um caso sério. Eles decidem trabalhar juntos novamente, mas desta vez Booth volta com uma namorada, e eles parecem firmes. Hannah, uma jornalista que ele conhece no Afeganistão, serve como uma espécie de substituta para Brennan (mesmo que ele afirme o contrário, é exatamente isso o que ela é). Brennan fica visivelmente abalada com isso, mas apesar de tudo apoia o casal e ainda se torna amiga de Hannah.

A relação da dupla muda novamente no episódio de número 9 da sexta e atual temporada, "The Doctor In The Photo" em que Brennan vê a sua vida atravéz de outra doutora focada apenas em seu trabalho. Ela reavalia seu modo de vida e acaba admitindo a Booth que se arrepende de te-lo rejeitado e gostaria de dar uma chance ao relacionamento. Dessa vez é ele quem a rejeita, dizendo que a relação com Hannah é séria "ela não é um prêmio de consolação".

Booth realmente gostou tanto assim de Hannah? Pode ser, mas a sua reação pode muito bem ser explicada pela rejeição que ele mesmo recebeu antes, quando abriu seu coração e se sentiu pisado. Brennan não chegou a dizer que não gostava dele, ela simplesmente não queria se arriscar. É assim que ele deve entender a reação dela. E ela, por sua vez, entende que Booth não iria largar tudo por ela assim, de um minuto para outro. Mas o jogo muda novamente, quando no episódio 13 "The Daredevil in the Mold" quando influenciado por Sweets, Booth decide pedir Hannah em casamento. Não foi uma decisão bem pensanda, foi um impulso. Se vendo já velho e sozinho (como Sweets ilustra para ele) e já tendo deixado muito tempo passar se guardando para Brennan, ele decide avançar para seu sonho de ter sua própria família de verdade.

Hannah rejeita o pedido, deixando Booth desolado e tentando entender porque nenhuma mulher quer ficar com ele de vez. Brennan está lá para consola-lo, também tendo sua chance de ter outra pessoa em sua vida, mas evitando todas. O momento seria ideal para a dupla finalmente se unir num relacionamento amoroso, mas existem algumas pendências no caminho a serem resolvidas. Parte delas prometem surgir no episódio 16 "The Blackout in the Blizzard" quando a dupla deve ficar presa em um elevador devido a um apagão.

Além desses obstáculos dentro da relação do próprio casal, temos outros muito maiores fora dela. Hart Hanson, o criador da série, juntamente com os roteiristas e produtores temem que unir o casal de vez possa acabar com aquela tensão que foi em grande parte o sucesso da série. Eles também sabem que, se segurarem por mais tempo, ainda mais depois de todas as declarações do casal em torno de seus sentimentos, o público poderá se cansar e desistir da série. HH já chegou a dizer que as opiniões eram divididas (entre os fãs) alguns diziam que a série iria se tornar melhor, outros que seria o seu fim. Mas pelo que pudemos apurar, em diversos blogs, colunas e comunidades online no Brasil e no resto no mundo, a grande maioria dos fãs apoiam sim a união definitiva do casal. A grande questão então é: como isso será feito? Lidar com a dupla sendo um casal não será tarefa fácil. Manter a química e o interesse entre eles será o objetivo principal da equipe, se eles realmente iniciarem essa relação.

Outro fato que "assustou" os produtores foi a reação dos fãs da série House, quando também uniram a dupla principal da série que vivia em eterna tensão (isso no final na temporada passada). Quando a temporada atual de House começou muitos reclamaram da forma como a relação foi tratada e isso serviu como alerta para a equipe de Bones. Apesar disso, tudo leva a crer que esse será o momento, que nesta temporada finalmente veremos as restrições sendo derrubadas por sentimentos contidos há muito tempo. E esperamos que HH e sua equipe de roteiristas tenham mesmo se empenhado para fazer isso de forma satisfatória, não deixando de pensar nos episódios futuros, pois é possível sim manter a dupla unida em todos os sentidos e ainda encantar seus fãs com suas dualidades e peculiaridades.

Créditos dos nomes de episódios: Bonespedia.

3 comentários:

  1. Sinceramente, acho que está na hora de esse relacionamento andar... essa tensão já está ficando cansativa. Acredito que com eles juntos, outras tensões poderão vir a existir, dando um novo ar a série.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da série e penso que está mais que na hora da Bones e Booth assumirem um relacionamento sério. Quanto ao fato da série ficar massante ou terminar, isso não acontece, pelo contrário, em um episódio da série a Bones disse que, antropologicamente falando, um macho tem por instinto proteger uma fêmea da mesma espécie. Então, somos animais, racionais, mas somos, ficaria muito mais interessante episódios com os dois juntos se protegendo mais agora realmente juntos e apaixonados.

    ResponderExcluir
  3. no ultimo episodio da 6º temporada, a bones diz a booth que esta gravida e que o booth e o pai :)

    ResponderExcluir

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.