segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Raio-X TBBT: 3x01 - The Electric Can Opener Fluctuation

“Recapitulando”

Antes do começo do episódio todos os fatos relacionados ao que irá acontecer nele são revisitados. Algo incomum para a série, já que os episódios não estão intimamente ligados, mas com eventos deixados em aberto na temporada passada, esse recurso funciona bem aqui. Basicamente fomos lembrados da ida dos garotos até a expedição e a reação da Penny que não queria que Leonard fosse.


“Três meses depois, eles estão de volta”

A cena abre com a chegada dos garotos na entrada do prédio. Eles estão com os cabelos e as barbas crescidas. As barbas até poderiam estar daquele tamanho, mas houve um certo exagero nos cabelos, já que em um mês a média de crescimento do fio é de 1 cm e com apenas 3 meses fora não seria o suficiente para, por exemplo, Leonard estar com o cabelo na altura do ombro. O único que está mais dentro da normalidade é Sheldon, com o cabelo um pouco crescido (ou apenas bagunçado mesmo). A pouca barba parece mesmo ser característica do próprio Jim Parsons, apesar de ser falsa, ele realmente tem pouca barba.


Como eles previam na temporada passada, a convivência com Sheldon seria bem difícil durante a estadia no gelo, mas ele parece ser o único que gostou da experiência.


“Chegada no apartamento”

Apesar de Raj e Howard não morarem lá, todos foram para o apartamento de Leonard e Sheldon. As descobertas feitas pelo grupo deixam Sheldon certo de que ganhará o Prêmio Nobel dessa vez, algo que ele vem mencionando desde o começo da série.

As conversas de Sheldon com sua mãe retornam, bem ao estilo do episódio “The Luminous Fish Effect”, o quarto da primeira temporada. A mãe de Sheldon sempre fala da presença de Jesus de suas orações para o filho, mas ele sempre é céptico em relação a isso.

E ele finalmente volta a seu “lugar favorito”, única coisa de que ele realmente sentiu falta nesse tempo todo.


“Leonard visita Penny”

Ao ir avisar a Penny que eles estão de volta, Leonard é surpreendido pelo beijo da vizinha. Era esperado que Penny tivesse essa reação, já que o tempo todo ela teve Leonard próximo desde que o conheceu, passando esse tempo sem ele por perto, ela consegue definir melhor seus sentimos e não perde tempo em passar ao próximo nível com Leonard.


“Sheldon descobre a verdade”

Antes mesmo de receber seu tão sonhado Nobel, Sheldon já avisa aos amigos que não irá menciona-los em seu discurso de agradecimento, deixando o reconhecimento ao grupo para um futuro distante e pouco provável. Talvez a arrogância de Sheldon (sincera apesar de tudo) tenha sido um contrapeso que viria adiante. Apesar de sentirmos pena dele pelo “erro nos dados” essa arrogância e falta de consideração inicial minimiza um pouco as coisas.

A frase “audição vulcaniana” começa a ser usada nesse episódio com frequencia. Ela se refere a Spock, grande ídolo de Sheldon e inspiração clara para a criação de seu personagem.

A quebra do aquecedor no Pólo Norte leva os garotos a uma série de “momentos vergonhosos”, apenas ignorados por Sheldon, que achou muito normal recorrer a tal recurso para se manterem vivos. Todos tiveram que dormir nus e bem próximos, para que o calor corporal fosse mais intenso e melhor preservado. Raj também não vê o fato de forma tão vergonhosa, até acho que fez o grupo ficar mais unido.



“Sheldon confronta Leonard”

Leonard e Penny são interrompidos por Sheldon, que acaba de descobrir que os dados colhidos na pesquisa eram falsos. Ele menciona a Penny que ela estaria tomando uma péssima decisão ao ficar com Leonard, já que usava impulsos biológicos e primitivos para tanto. A provável explicação para isso é que Sheldon estava com muita raiva de Leonard.

Leonard conta que também havia um plano para matar Sheldon, já que ele estava insuportável. Deixaram ele pensar que os dados eram reais, assim ele ficaria feliz e menos chato. E também teria sua vida poupada.

A importância dos dados para Sheldon era grande, pois ela comprovaria a Teoria das Cordas, algo que ele vem trabalho a muitos anos. Como muitas teorias, ela faz sentido no papel, mas não tem comprovação na prática. Com essa comprovação em mãos seria provável sim que Sheldon ganhasse um prêmio Nobel em física.

O pior de tudo é que Sheldon, cheio de orgulho pelo seu achado, enviou um e-mail a toda universidade avisando do feito. Isso leva a uma retratação que acaba o humilhando perante a todos os seus colegas de trabalho.

E o uso do seu sarcasmo ao conversar com Leonard, foi uma das melhores sacadas do episódio.


“Penny tenta animar Sheldon”

Algo que sempre vem se fortalecendo a cada episódio e se tornando uma das melhores coisas da série, é a amizade de Penny e Sheldon. Com pensamentos tão diferentes e baseados em princípios tão opostos, a dupla vem dando show com seus altos e baixos.

Depois de receber Sheldon furioso em seu apartamento, Penny tenta conforta-lo, primeiro usando a música do gatinho, que ele a fez cantar quando estava doente em “The Pancake Batter Anomaly” episódio 11 da primeira temporada. Penny tenta fazer uma analogia com o que houve com Sheldon com uma cena do filme Star Trek, lembrando a Sheldon que além da Comic Con ele perdeu o filme também. E parece mesmo que, pouco a pouco, Penny vem se tornando cada vez mais um tanto nerd. Quem imaginaria que ela teria assistido a Star Trek? Algo parecido já ocorreu quando ela cita a uma nova vizinha do prédio (que começar a tirar proveito dos garotos) uma cena de Battlestar Galactica. Até ela mesma fica surpresa com aquilo.


“De volta a universidade”

Todos fazem as barbas e cortam o cabelo, menos Howard, que deixa um bigode, ao qual ele apelida de “Clooney”. Isso porque o ator George Clooney havia ficado algum tempo com um bigode, como aquele, para as gravações de um filme.

O rapaz que aparece para importunar Sheldon é Kripke. Ele apareceu na série pela primeira vez no episódio 12 da segunda temporada “The Killer Robot Instability” desafiando Sheldon e o garotos para um duelo de robôs. Esta é a terceira aparição dele em TBBT.

Quando Sheldon fala com Kripke ele está usando a camiseta “Flash Gun” que foi a mesma que ele usou no episódio em que enfrentou Kripke pela primeira vez.


“Sheldon foge”

Diante da humilhação na universidade, Sheldon vai até o Texas para a casa de sua mãe. Na Califórnia, Leonard entrega um presente a Penny e eles voltam a pegação inicial, interrompida mais uma vez, agora por Raj e Howard que se preocupam com o sumisso de Sheldon. Mais uma vez Penny se preocupa com Sheldon e pede que Leonard faça algo.

Howard menciona que seu povo já cruzou o deserto uma vez e não precisava disso novamente. Ele se refere ao povo judeu, que segundo texto bíblico, cruzou o deserto, liderado por Moisés, vindo do Egito após ser libertado.


“No Texas”

Mary Cooper, a mãe de Sheldon, sempre faz o filho cumprir seus hábitos religiosos, mesmo sabendo que Sheldon não acredita em nada disso. Ele ainda sabe de cor a oração (que até rima) antes das refeições, que faz a contra gosto.

A situação de Sheldon aqui é parecida com aquele em que ele enfrentou no episódio 1x04 “The Luminous Fish Effect” em que é despedido, e apenas sua mãe é quem consegue lidar com Sheldon num momento como esse.

Dessa vez ela usa seus costumes religiosos para Sheldon desistir da idéia de ficar por lá e voltar a sua vida em Pasadena.


“Leonard e Penny nos finalmente”

A cena final é marcada por Penny e Leonard se sentindo estranhos após o sexo. Depois de 2 anos sendo amigos a transição da amizade para o namoro pode ser difícil, mas isso deve ser melhor explorado nos próximos episódios.



Frases marcantes

Howard: Droga! Eu deveria ter ido avisar que nós voltamos (ao ver Penny beijando Leonard).
Raj: É, era quem chegasse primeiro levava.

Mary: Todos têm direito de ter sua opinião.
Sheldon: Evolucionismo não é uma opinião, é um fato.
Mary: E essa é a sua opinião.


Fatos e curiosidades

- Penny era líder de torcida em sua adolescência.
- Enquanto estavam no Pólo Norte, o grupo perdeu a Comic Con 2009 e novo filme de Star Trek.
- Sheldon tem um capacete do Darth Vader.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.