sábado, 6 de fevereiro de 2010

Raio-X TBBT: 1x04 – The Luminous Fish Effect

"Inicio"

Leonard e Sheldon aparecem pela primeira vez vestidos com ternos. Eles vão a uma festa na universidade onde trabalham, para conhecer seu novo chefe. Sheldon não simpatiza com o novo professor por ele escrever livros não acadêmicos sobre física, o que para ele é uma espécie de rebaixamento para um físico.
No encontro diz ao chefe que é um cientista de verdade, e na próxima cena vemos que ele foi despedido de seu emprego, não só por insultar o professor não o considerando um cientista, mas também por zombar de seus estudos científicos.




“Sheldon começa seus experimentos”

Com muito tempo livre agora, Sheldon começa a fazer experimentos em seu apartamento. No início ele verificar a separação das moléculas da água com a proteína do ovo e o impacto em seu sabor.

Segundo a cronologia de Sheldon, ele passou os últimos 3 anos e meio trabalhando como físico teórico na faculdade, antes disso passou 4 anos trabalhando em suas teses (provavelmente as que levaram Sheldon a ter dois Phds), e antes disso estava na faculdade, e antes disso estava na quinta série. Podemos supor então que Sheldon começou a faculdade com 11 anos. Se formos levar em conta que ele passou 4 anos na faculdade, e somando os anos de teorias e de trabalho, Sheldon teria atualmente uns 22 anos. Isso se ele não pulou nenhuma outra série na escola, ou terminou a faculdade mais cedo.


“Sheldon e Penny vão as compras”

Mais uma vez as conversas desencontradas entre Penny e Sheldon ocorre. Elas vão se tornando, com o passar do tempo, mais frequentes e mais divertidas. Enquanto Penny tem uma conversa mais descompromissada e coloquial, Sheldon quase sempre leva tudo ao pé da letra, o que gera os mais diferentes desacordos entre eles. Como a discussão sobre “quando uma porta se fecha outra se abre”, em que Penny passa uma mensagem mais otimista sobre a dispensa de Sheldon, mas ele só consegue entender o significado denotativo da expressão – se uma porta se fecha por que outra iria abrir? Qual a relação de uma ação com a outra?

Na volta para casa, Sheldon comenta sobre a compra de absorventes de Penny, o que é mais uma demonstração do pouco conhecimento de convenções sociais por parte de Sheldon. Para ele não é indelicado calcular o peso exato de uma mulher, muito menos sugerir a ela que compre absorventes suficientes para 30 anos e assim economizar dinheiro. E na cultura americana, comentar sobre coisas pessoais com alguém que se conhece a pouco tempo, é realmente muito invasivo.


“Novos experimentos”

Agora Sheldon começa mais um novo experimento com peixes que brilham no escuro. Em seguida Leonard chama a mãe de Sheldon, Mary Cooper, pois seus experimentos vão mudando a cada dia, se tornando mais estranhos, o que deixa Leonard preocupado. A melhor alternativa para fazer Sheldon voltar ao normal e ao seu emprego é chamando sua mãe, o que faz Leonard.

A mãe de Sheldon é uma dona-de-casa comum, dedicada e muito religiosa. Ela diz que a inteligência do filho só pode ter vindo de Jesus. Conversando com Sheldon ela recorda ao filho que sempre disse que não é só por ser inteligente que ele deve ficar chamando os outros de burros. E com isso o convence a voltar a faculdade e conseguir seu emprego de volta.

O quarto de Sheldon aparece pela primeira vez. O quarto é simples, com uma cômoda, alguns quadros na parede, duas estantes com revistas em quadrinhos e DVDs. Há também um armário e um criado-mudo, os outros elementos ficam mais difíceis de serem notados. Ele nunca deixa ninguém entrar em seu quarto, mas parece que não há problemas para sua mãe entrar lá.


Frases marcantes

Todas de Mary Cooper, mãe do Sheldon:
“Ele puxou o temperamento do pai dele. Ele tem meus olhos. Toda essa ciência, isso vem de Jesus.”

“Te digo uma coisa, eu amo esse garoto, mas ele foi difícil desde que caiu de mim no K-Mart (supermercado).”

“Eu fiz frango, espero que não seja um dos animais que seu povo pensa serem mágicos.” – para Raj.


Fatos e curiosidades

- A mãe de Sheldon o chama de Shelly.
- Quando tinha 13 anos, Sheldon construiu um reator nuclear.
- Ele também construiu um “Raio da Morte” nessa idade, quando não conseguiu urânio para ativar seu reator.
- Sheldon tem mais outros dois irmãos.
- O pai de Sheldon já faleceu há muitos anos.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.