quinta-feira, 30 de junho de 2011

Review: Rookie Blue - 2x01 'Butterflies'


No período de férias de verão americano nós ficamos aqui no inverno brasileiro (que pode ser tudo, frio, muito frio, quente, agradável) com poucas opções de séries inéditas. Ano passado veio do Canadá a novata Rookie Blue, se focando no dia-a-dia de um grupo de 5 policias em início de carreira. Alguns chegaram a comparar a série com Grey's Anatomy, por ter um estilo parecido de retratar esses jovens policiais com o de médicos iniciantes do Seattle Grace. Até podem haver algumas similaridades sim nas séries, ambas tem uma das novatas como protagonista principal, mas a forma que suas vidas são retratadas tem sim suas diferenças.

Ano passado o grupo composto por Andy, Dov, Chris, Traci e Gail passou pelos primeiros apuros na carreira e agora se tornaram veteranos. Havia uma tensão entre Andy e Sam (um policial experiente com quem ela teve conflitos no começo), mas ela preferiu pelo relacionamento estável com o detetive Luke. Gail e Chris se tornaram um casal de fato, enquanto Dov se esforça para ser o melhor em seu trabalho. Traci também se envolve com um detetive, Jerry Barber, mas mantém o relacionamento secreto, apenas Andy sabe.

O primeiro episódio da nova temporada começa com Andy preparando o café da manhã no apartamento em que ela e Luke estão morando. Na temporada passada ele já estava a procura de um apartamento para viver com a namorada. Ela parece feliz de fato, mas sabemos que Luke não é o único que a deixa assim. Cheguei a pensar que a tensão entre ela e Sam diminuiria, mas depois dela escapar do tiroteio na frente da casa de shows, notamos o quanto ele ainda está apaixonado por ela.

Dov precisa lidar com Gail passando tempo demais no apartamento em que ele divide com Chris. A briga do trio acabou levando a Chris perceber que quer ter Gail por perto o tempo todo, assim como ela quer também estar com ele. Tudo indica que o casal irá morar junto em breve e Dov deve ficar sozinho. Falando nele, soubemos um pouco mais de seu passado. Ele teve um irmão mais velho que se matou. O fato deixa Gail um pouco mais tolerável com ele. Poderíamos até dizer que ela finalmente sentiu um pouco de compaixão com Dov e irá pegar mais leve com ele, tomara.

Gail é um dos personagens mais odiáveis da série, uma verdadeira bitch que esconde seus sentimentos mais verdadeiros debaixo de uma face fria. Aos poucos ela vai revelando sua profundidade e pode ser que se torne um pouco mais amada pelo público, mesmo sem perder seu lado cruel. Começamos a ver isso nesse episódio, pode ser tornar uma tendência nessa temporada.

E voltando para Andy, depois de fazer seu café da manhã cantando em sua nova casa, dançando com seu namorado e indo ao trabalho feliz da vida, ela recebe a grande responsabilidade de comandar uma operação na frente de uma casa de shows que distribuiu mais ingressos do que sua capacidade de acomodar pessoas. Para evitar o tumulto um time de policias foi escalado e apesar dos riscos, Andy fica feliz com a tarefa. Significa que estão confiando em seu trabalho. Só faltou mostrar a cara de Gail se contorcendo por não ter sido escolhida como líder.

Tudo parecia estar dentro do controle, até Sam apareceu para dar uma ajuda, prometendo dispersar o público rapidamente para Andy. Quando uma menina que estava na fila pedia para Andy deixa-la passar na frente pois ficou no lugar errado, tiros são disparados, o primeiro pegando na cabeça da menina e o segundo no colete de Andy. A policial cai no chão em estado de choque e não consegue fazer mais nada.

Esse momento do desepero de Andy é o ponto mais dramático do episódio. Ela fica sem ação, ferida pelo impacto do tiro e vendo a menina sangrando ao seu lado. Apesar dos esforços a menina tem morte cerebral e sua mãe pede para que seus orgãos sejam doados, mas para que isso aconteça a investigação sobre quem atirou nela precisa ser concluída, ou seu corpo terá que sofrer uma autópsia, tornando a doação impossível. E por isso começa uma verdadeira corrida em busca do atirador, liderada por Dov, que se comove com o relato da mãe da menina morta.

O episódio segue tentando desvendar esse crime, com algumas reviravoltas e acaba chegando no culpado, que na verdade queria matar a amiga da menina morta e não ela. Dov consegue cumprir seu objetivo. Andy que começou o dia feliz da vida, tem que superar o ataque que testemunhou e sofreu, além de lidar com a ex-parceira de Luke, que não por acaso, também dividiu uma casa com ele no passado.

Apesar do crime ser desvendado, Andy se sente culpada por ter deixado a menina passar para a frente da fila, a levando indiretamenta para seu destino fatal. Por outro lado, recebe o apoio de seu treinador, Oliver Shaw, que em alguns momentos parece alheio aos policias novatos, revelando aqui ter uma preocupação real com seus colegas. A cena entre os dois, que remete ao primeiro episódio da série, é realmente perfeita para a situação.

Devemos ter mais tensões entre Andy e Sam Swarek no resto da temporada, é uma das melhores coisas da série. E também ficaram devendo uma participação maior da Traci Nash, que quase fez parte do elenco de apoio da série nesse episódio. É uma pena que cada temporada tenha apenas 12 episódios, poderia render muito mais. Mas, se tratando de uma série do verão, não podemos esperar muito, simplesmente temos que agradecer pela exigente ABC ainda exibir e patrocinar a série nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.