sábado, 6 de março de 2010

Raio-X TBBT: 3x16 - The Excelsior Acquisition

“Raj e sua nova camiseta”

A camiseta que Raj usa ao entrar na loja de quadrinhos se chama “Soundtrack T-Shirt” e foi criada pelo site ThinkGeek como uma brincadeira de primeiro de abril, em 2008. Na data em questão, o site falou sobre a camiseta e deixou um link para compra-la, mas ao acessar o endereço a pessoa recebia a mensagem que se tratava de uma brincadeira, a camiseta não existia. Mas a camiseta fez tanto sucesso entre os internautas que milhares deles pediram ao site que fizesse a camiseta de verdade pois eles queriam comprar. Sendo assim “Soundtrack T-Shirt” se tornou realidade e é vendida pelo site por $29,99 dólares. Ela já vem com algumas músicas temas pré-gravadas mas tem a opção de adicionar outras tantas a seu gosto.

A primeira musica tocada pela camiseta no episódio é tema de Darth Vader, o famoso vilão da série de filmes Star Wars, de George Lucas.




“Autógrafos de Stan Lee”

Ainda na loja de quadrinhos, Leonard é informado por Stuart que haverá um dia de autógrafos de Stan Lee na loja. Stan Lee é uma lenda viva das HQs americanas. Ele foi o editor da Marvel responsável pela criação de seus principais super-heróis (que aparecem no cartaz da loja de Stuart) como Homem-Aranha, Thor, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Hulk, Demolidor e os X-Men. É possível ver nos filmes de cinema mais recentes destes personagens pequenas aparições de Stan Lee.

Ainda na cena com Stuart, podemos ver a sua direita um outro grande pôster, este com heróis da DC Comics a maior concorrente da Marvel.

Quando fica sabendo sobre Stan Lee, Raj toca a segunda musica no episódio através de sua camiseta. A musica para “momentos alegres” se chama “I'm so excited” (1982) do grupo americano The Pointer Sisters.


“Escolhendo as HQs”

Enquanto Leonard decide qual revista irá levar para Stan Lee autografar, Raj toca a terceira música de sua camiseta no episódio. A “música para pensar” é do famoso jogo televisivo americano Jeopardy!, que é apresentado por Alex Trebek, a quem Leonard se refere quando fala com Raj. A musica sempre toca em momentos decisivos do jogo, quando algum participante está pensando na resposta (ou melhor na pergunta) de algum tema do programa.

Quando Howard se fere com um corte de papel, ficamos sabendo que Sheldon guarda pequenos kits de primeiros socorros em várias partes do apartamento e até em seu bolso da calça.

Quando Leonard pede que Penny tente adivinhar quem irá a loja de quadrinhos com a dica “Stan Lee”, Penny cita o nome de Stanley Tucci, que é um ator americano, esteve recentemente filmes Um Olhar do Paraíso (2009) onde recebeu indicação ao Oscar e Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante e Julie & Julia (2009), mas pode ser mais conhecido por O Diabo Veste Prada (2006).

O que é curioso com a brincadeira de Leonard, é que Stan Lee na verdade se chama mesmo Stanley. Seu nome completo é Stanley Martin Lieber, mas ele inventou o pseudônimo Stan Lee, pois não queria associar seu verdadeiro nome as histórias em quadrinhos, consideradas na época uma arte inferior. Stan queria ser um auto reconhecido de livros (romance, ficção científica, etc) e queria usar seu verdadeiro nome para essas obras. Ele chegou a escrever outras coisas além de histórias em quadrinhos, mas sua fama como Stan Lee não o deixou envergonhado afinal, o fazendo se tornar seu nome legalmente.


“A multa”

Também descobrimos que Sheldon tem dezenas de cheques não descontados em sua gaveta. A sua explicação seria que ainda não inventaram as coisas que ele queria comprar com o dinheiro. Além de não ter a garantia que irá receber o dinheiro de seus cheques, Sheldon ainda perde com a demora pois poderia deixar o dinheiro rendendo em algum tipo de aplicação, já que parado ele não acompanha a inflação do país. Decisão nada esperta por parte dele. E se ele não confia em bancos provavelmente não deixaria suas HQs raras guardadas no cofre deles (se bem que a teoria dos caixas eletrônicos foi divertida) e teria pelo menos convertido os cheques em dinheiro.

A multa que Sheldon levou aconteceu por ele ajudar Penny após cair na banheira. Tudo se passou no episódio 8 da terceira temporada, 3x08 “The Adhesive Duck Deficiency”. Penny nega o fato a princípio pois sabe da multa, jogando a culpa em Sheldon para não perder pontos em sua carteira de motorista, algo semelhando ao que acontece no Brasil quando um motorista comete infrações de trânsito.

Raj toca mais uma musica, um som de “mistério”, a sua origem ainda não foi identificada.

Quando Howard diz que Sheldon é culpado, Raj toca um som da série Law & Order (e suas derivadas), usado para marcar a mudança do tom em cenas. Por se tratar de um série de tribunal, o som funcionou bem com a frase que Howard disse.

Sheldon deve comparecer ao tribunal para falar com o juiz bem no dia em que Stan Lee irá dar autógrafos na loja de Stuart. Nos EUA é comum a pessoa ser convocada a ir a um tribunal pagar sua multa de transito. Ela tem que explicar ao juiz o motivo de sua infração e tem a chance de usar algum recurso para se livrar da multa.

Quando Raj se recusa a ir ao tribunal com Sheldon ele usa um som característicos de game shows para quando uma resposta incorreta é dada. O recurso foi bem aproveitado num momento em que Raj deixa de falar por ter Penny por perto.


“Se preparando para o tribunal”

Sheldon cria um texto para que ele e Penny façam a defesa de seu caso. As falas de Penny são totalmente coloquiais, com um tom “caipira” já que Penny vem de Nebraska, meio-oeste americano. Mas o tom é exagerado por Sheldon, pois Penny não costuma usar tantas gírias como as sugeridas por ele.


“No tribunal”

O tom que Sheldon usa ao falar com o juiz, após ter sido considerado culpado, é o mesmo que ele usou ao falar com seu chefe na Universidade, o levando a ser demitido (começo da primeira temporada, episódio 1x04 – "The Luminous Fish Effect"). Sheldon rebaixa a condição profissional do juiz o insultando, assim como fez com o diretor. Diante dessa atitude seria normal Sheldon ser preso, mas seu caso foi mais leve.

A estada de Sheldon na cadeia foi curta, acabou assim que ele descobriu que teria que urinar na frente de todos os outros presos. Ele nem chegou a arrumar algum outro problema por lá mesmo, preferindo se desculpar com o juiz do que perder sua privacidade.


“De volta pra casa”

A frase nos autógrafos de Leonard e Raj “Excelsior” é um bordão de Stan Lee, frase que ele costumava usar ao final de suas colunas nas revistas da Marvel. É parte do título do episódio, “The Excelsior Acquisition” ou “A aquisição Excelsior”, uma referência a ordem de restrição de Sheldon.

Ao chega em casa Sheldon conta que ganhou 3 pontos em sua carteira de motorista inexistente, pagou uma multa de 533 dólares e tem agora uma ficha criminal, tudo graças a Penny. Quando sabe que perdeu a chance de tomar sorvete com Stan Lee ele fica furioso e cita parte de um poema curto de Omar Khayyám (1048–1131), um poeta persa que foi também matemático e astronomo:

Poema 545: The Moving Finger Writes; and, Having Writ

The Moving Finger writes; and, having writ,
Moves on: nor all your Piety nor Wit
Shall lure it back to cancel half a Line,
Nor all your Tears wash out a Word of it

O poema faz parte da obra Rubaiyat of Omar Khayyam, uma coletânea de poemas de Khayyam traduzidos do persa pelo poeta inglês Edward FitzGerald (31 de março 1809 – 14 de junho de 1883). Se trata de um dos poemas mais famosos de Edward FitzGerald, que conseguiu fazer uma versão em inglês bem justa à persa.


“Procurando Stan Lee”

Para recompensar Sheldon por seus erros, Penny vai até Stuart pedir o telefone de Stan Lee. Penny e Stuart chegaram a ter alguns encontros na segunda temporada de TBBT, quando Penny decide investir em caras diferentes ao que ela estava acostumada a namorar. Por isso ela ainda tem alguma influência sobre ele.

Ao chegar na porta de Stan Lee, o próprio aparece com um roupão azul com o número 4 preso ao lado esquerdo da roupa, fazendo uma alusão ao uniforme do Quarteto Fantástico (ou Fantastic Four, mais um citado por Raj nos nomes de inicias iguais), grupo de super-heróis criados por Stan.

Ao chegar em casa, Sheldon revela que recebeu um autógrafo de Stan Lee em sua ordem de restrição (um documento que determina a distância que Sheldon deve manter de Lee) e diz que o verá de novo na audiência de seu caso. Ele também menciona que essa ordem de restrição ficará ao lado de outra, atribuída a Leonard Nimoy, ator que interpretou Spock na famosa série Star Trek. Nimoy já foi mencionado outras vezes na série já que Sheldon é grande fã de Spock. Um autógrafo dele num guardanapo foi presente de Penny para Sheldon no famoso episódio de natal da segunda temporada, o 2x11 “The Bath Item Gift Hypothesis”. Até então não sabíamos que Sheldon chegou a assediar o ator recebendo uma ordem de restrição.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.