quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Review Friends 1x01 - The One Where Monica Gets a Roommate




Este é o primeiro de uma série de reviews que farei sobre Friends. Estabeleci a meta de assistir a pelo menos um episódio da série por dia, agora em que eles saíram em Blu-ray  O formato realmente compensa para quem só tem a série em DVD ou assiste pela Warner na TV por assinatura. O formato de tela é em Widescreen e a gravação original feita em película serviu para se obter a imagem nítida e detalhada que o formato Blu-ray pode oferecer.



É possível até ver a cor dos olhos dos atores nesse novo formato, coisa que era quase impossível antes. O formato também revela um enquadramento mais amplo, tornando mais agradável a assistir a série nas TVs atuais em Wide.

Mas vamos ao  episódio que marca a estréia da série na TV. Como a maioria dos episódios da primeira temporada, em "The One Where Monica Gets a Roommate" se inicia com uma conversa sobre relacionamentos e outros assuntos aleatórios. Era um dos assuntos inicias de Friends, que acabou sendo deixado de lado assim que os personagens começaram a crescer e a ganhar mais espaço e destaque na série.

É importante também notar que certos personagens são mais secundários. A Phoebe é a menos expressiva deles, com seu jeito maluco de ver o mundo revelado em cenas rápidas. O centro do enredo está em Ross e em Rachel, cada qual passando por uma grande transformação em suas vidas que serão mudadas para sempre a partir desse momento. E a ligação entre eles também se inicia nesse episódio, como um anúncio dos 10 anos que se seguem entre idas e vindas do casal.

Ross fala do fracasso do seu casamento com Carol, que era sua primeira e única namorada desde a época da faculdade. O episódio marca a saída de sua ex do apartamento dele, onde viviam juntos há algum tempo. Rachel foge do seu próprio casamento, deixando seu noivo Barry no altar. Ela recorre a Monica, amiga da época de colegial para ajuda-la a decidir o que fazer da vida. Rachel sempre foi sustentada pelo pai e se vê pela primeira vez tendo que ser responsável por si própria.

Chandler e Joey já são referenciados como grandes amigos e colegas de apartamento, ficando com Chandler o papel de humorista do grupo com sua primeira piada expressiva ao pedir por 1 milhão de dólares depois de Ross dizer que só queria se casar e Rachel entra com um vestido de noiva no Central Perk.

Joey é um ator em início de carreira que sempre está saindo com uma mulher diferente. Isso ficou um pouco revelado quando ele dá uma cantada em Rachel, e Monica vem acabar com alegria dele.

Monica também é um personagem de destaque nesse começo, com seu encontro com Paul, "o cara do vinho". Ela descobre que foi enganada por ele acaba virando piada para os amigos. Joey, Pheebs e Chandler funcionam como personagens de apoio, não tendo nenhuma história no episódio. Essa importância dos personagens irá se seguir por mais algum tempo, dando espaço aos poucos para que os "coadjuvantes" também sejam os personagens principais. Mas algo que provavelmente nunca mudou é que Rachel se tornou o personagem mais popular da série, em grande parte por causa do carisma da atriz Jennifer Aniston junto ao público.

O episódio se encerra com Rachel se tornando garçonete no Central Perk, um emprego que fará parte de sua vida por um bom tempo.

Outros marcos que o episódio traz:

- A mania que todos tem em assaltar a geladeira da Monica
- Monica em seu ambiente de trabalho como chef de cozinha
- Rachel se tornando colega de apartamento da Monica
- Phoebe contando sobre sua mãe suicida
- A cafeteria Central Perk como ponto de encontro da turma

Há também uma cena com o grupo assistindo uma novela mexicana com o som original, sem qualquer legenda. Não me lembro de haver outra cena com esse tipo de "programa" dos amigos, mas vou ficar de olho nos próximos.

Melhor atuação: David Schwimmer (Ross)
Nota: 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.