terça-feira, 12 de julho de 2011

Séries em Análise: Castle



Essa época em que não temos quase nada de novo é ótima para se conhecer novas séries. Eu tenho em meu HD e em minha estante uma porção delas para quando eu tiver um tempo livre sobrando. Uma das que fiquei muito curiosa para assistir foi Castle, mas como já estava na terceira temporada ficava um pouco complicado alcançar a temporada atual, mas em breve eu chego lá.

A dupla de protagonistas é formada por Rick Castle (Nathan Fillion) um famoso escritor de romances policias, e Kate Beckett (Stana Katic) uma detetive de homicídios de Nova York. A relação da dupla é o ponto forte da série, que conta em cada episódio com um crime diferente que precisa ser solucionado. É uma das séries de investigação que mais foca na vida de seus personagens do que nos casos. Mais até do que Bones, que se equilibra bem entre os casos e seus personagens.

O elenco que dá apoio a dupla também é responsável pela boa harmonia da série. Na delegacia o elenco é formado pelos detetives Javier Esposito (Jon Huertas) e Kevin Ryan (Seamus Dever) subordinados de Beckett, o Capitão Roy Motgomery (Ruben Santiago-Hudson) chefe de toda equipe e a legista Lanie Parish (Tamala Jones).

Do lado de Castle temos sua filha adolescente Alexis (Molly C. Quinn) que assim como sua mãe, Martha (Susan Sullivan) vive com ele. A relação de Castle com sua filha muita vezes é mais de amizade do que de autoridade, mas aos poucos ele vai se tornando um pai tão protetor quanto qualquer outro. Martha é uma atriz de pouca fama, que sempre está em busca do papel perfeito. Ela serve como uma espécie de figura materna para Alexis, cuja mãe vive viajando e tem menos responsabilidade que a própria filha. Até Castle, tão conhecido por ser um fanfarrão, tem mais cuidado pela filhão do que a mãe dela.


É exatamente esse lado tão descontraído e jocoso de Castle que contrasta com Kate e torna a relação da dupla tão divertida de se assistir. Kate leva seu trabalho muito a sério, perdeu sua mãe quando era ainda muito jovem, um crime que nunca foi solucionado. Esse incidente a fez se tornar uma detetive. No início sua relação com Castle é tumultuada, ela não o quer por perto, mas acaba precisando dele para solucionar um caso que imita uma cena de assassinato de um de seus livros. É nessa interação que Castle decide acompanhar Kate por mais algum tempo, e encontra nela uma musa para sua próxima série de livros policiais, já que matou o seu protagonista de maior sucesso.

Kate é uma grande fã de Castle, mais adiante na série ficamos sabendo que os livros dele a ajudou a superar a perda da mãe. Mas ela prefere não dar o braço a torcer, não revela a Castle o quanto ele é importante à ela. Pelo menos até onde estou assistindo (meio da segunda temporada) isso não acontece. No máximo ela diz a Castle que a companhia dele nos casos tornou o dia dela mais animado. É um grande passo para a relação da dupla. Castle por sua vez brinca diversas vezes com a possibilidade de ficar com Beckett.

Até agora estou gostando muito da interação da dupla e dos casos dos episódios, só teve um que realmente achei chato. No geral o humor e o drama tem um bom equilíbrio. E até agora não imagino que a dupla possa formar um casal, por mais química que eles tenham. Um bom exemplo disso é no episódio em que Castle é eleito um dos 10 solteirões mais cobiçados de NY, e quando ele e Beckett estão num encontro com pessoas diferentes, acabam não dando atenção a seus pares e indo juntos tentar resolver um dos casos em que estavam trabalhando. Eles estão em perfeita sintonia, mas acho que isso está muito mais forte no lado profissional e de amizade do que amoroso. Pode ser que isso mude com o passar do tempo.

Uma coisa é certa, Beckett vai se tornando menos séria e durona com a presença de Castle. Ela vem mostrando mais o seu lado divertido. Essa mudança também vale para o outro lado. Castle começa a ter mais seriadade em certos pontos de sua vida, como na relação com sua filha. Tudo acontece de forma natural, sem forçar a barra.

Atualmente a série foi renovada para sua quarta temporada, vai ao ar nos EUA pela ABC (a nova temporada deve começar em setembro) e no Brasil pela AXN. 

Mais informações sobre Castle, confira o blog Série Castle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.