sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Séries Cancelas e Renovadas - Estatus final da temporada 2009 - 2010

Ficamos devendo o quadro final de cancelamentos e renovações da temporada 2009 - 2010, que está devidamente encerrada. Neste momento ocorre a chamada mid-season, um intervalo entre temporadas em que as emissoras usam para testar novas séries sem grandes pretenções, ou apenas para tapar o buraco da sua programação. Só pra citar um exemplo, a hoje consagrada Grey's Anatomy surgiu nesse período em 2005 e surpreendeu com números acima da média para a época. Ganhou rapidamente uma segunda temporada que estreiou no outono daquele mesmo ano, junto com o início da temporada da maioria das séries.


ABC
O balanço final da ABC foi péssimo. A emissora lançou várias séries novas, mas a maioria não emplacou. Modern Family foi a grande surpresa da temporada, enquanto FlashForward foi a grande decepção. Além de Modern, as séries novas que sobreviveram foram Castle, Cougar Town, The Middle e V. E além de Flash, não foram renovadas as novatas Hank, Happy Town (estréia quase no final da temporada), The Deep End, The Forgotten, Eastwick e Romantically Challenged (outra que estreiou tarde).

Das séries veteranas terminadas tivemos Lost, que chegou a sua sexta e ultima temporada; Ugly Betty, cancelada na sua quarta temporada por baixa audiência; Scrubs, que jamais deveria ter sido renovada sem seus atores principais em tempo integral para uma nona temporada; e Better Off Ted, que surgiu na mid season passada mas teve um fraco desempenho ao longo da temporada 2009 - 2010. As veteranas renovadas foram apenas aquelas que não estavam em risco algum de cancelamento: Private Practice, Brothers & Sisters, Grey’s Anatomy e Desperate Housewives.

Balanço geral da ABC:
Séries novas: 12
Séries novas canceladas: 7
Séries veterenas canceladas: 3
Séries na ultima temporada: 1
Total de cancelamentos: 11
Total de renovações: 9


CBS
A emissora esteve na média em sua relação de renovação/cancelamentos/séries novas. Das 6 novas séries trazidas pelo canal, apenas 3 não foram bem sucedidas: Miami Medical, Three Rivers e Accidentally On Purpose. As que passaram pela prova de fogo foram: The Good Wife, NCIS: Los Angeles e Medium que apesar de ser a primeira temporada na emissora, é a sua sexta somado ao tempo em que ficou na NBC.

Não conseguiram novas temporadas as veteranas: Numb3rs, Ghost Whisperer (surpreendemente, já que tinha bons números), New Adventures of Old Christine, Gary Unmarried e Cold Case. E sem problema algum, 10 séries veteranas foram renovadas: Big Bang Theory (com recordes na audiência), Criminal Minds, CSI, CSI: Miami, CSI:NY, How I Met Your Mother, NCIS, Rules Of Engagement, The Mentalist e Two And A Half Men.

Balanço geral da CBS:
Séries novas: 6
Séries novas canceladas: 3
Séries veterenas canceladas: 5
Séries na ultima temporada:0
Total de cancelamentos: 8
Total de renovações: 13


FOX
Com mais animações do que nunca, a Fox foi a emissora com menos cortes entre as grandes, foram apenas 5, além de colocar  24 Horas em seu último dia de vida. Foram 6 séries novas, com 3 sobreviventes, uma delas com sucesso marcante, Glee. A animação The Cleveland Show também recebeu sinal verde, além de Human Target, que não estava tão bem. Das novas séries foram canceladas Brothers, Past Life e Sons Of Tucson.

Das veteranas demos adeus a Dollhouse (numa difícil segunda temporada) e 'Til Death que realmente não emplacou depois de tantos ajustes. Das antigas Fringe e Lie To Me passaram por apuros mas receberam sinal verde. Enquanto Bones (que ganhou mais duas temporadas), American Dad, The Simpsons, Family Guy e House, foram renovadas tranquilamente.

Balanço geral da Fox:
Séries novas: 6
Séries novas canceladas: 3
Séries veterenas canceladas: 2
Séries na ultima temporada: 1
Total de cancelamentos: 6
Total de renovações: 10


NBC
A emissora que um dia já foi líder em audiência com séries como Friends, hoje amarga o quarto lugar de audiência entre as 5 maiores redes americanas. Nessa última temporada chegou com 3 séries novas logo de inicio, com apenas uma delas sendo renovada, a comédia Community. Quase ao final estreou o drama Parenthood, que acabou também por receber o sinal verde para a segunda temporada. Mas as fracas Trauma e Mercy deixaram alguns fãs aborrecidos com o cancelamento, mesmo tendo suas temporadas exibidas por completo.


Das veteranas apenas 2 não passaram, Law & Order e Heroes, que gerou mais revolta por ainda ter números compatíveis com o padrão da emissora. A série dos heróis ainda pode voltar com uma mini-temporada. Passaram por pouco Parks & Recreation e Chuck, e com mais tranquilidade, Law & Order: SVU, 30 Rock e The Office. E por intervenção externa Friday Night Lights é renovada para sua quinta e ultima temporada.


Balanço geral da NBC:
Séries novas: 4
Séries novas canceladas: 2
Séries veterenas canceladas: 2
Séries na ultima temporada: 0
Total de cancelamentos: 4
Total de renovações: 8


The CW
Esta foi uma das melhores temporadas para o canal CW, que não perdeu nenhuma de suas séries veteranas e que conseguiu alavancar duas novas séries, sendo uma delas líder de audiência no canal, o drama Vampire Diaries. Além da série sobre vampiros, a novata Life Unexpected consegue uma segunda temporada, mesmo ainda não apresentando os números desejáveis de audiência. Com poucos episódio exibidos The Beautiful Life fez feio na audiência e crítica, sendo cortada precocemente, enquanto Melrose Place ainda conseguiu finalizar sua primeira e ultima temporada.

Todas as veteranas seguem firme na emissora, 90210, Gossip Girl, One Tree Hill e Supernatural. Também renovada, Smallville terá sua décima e última temporada finalmente.

Balanço geral da CW:
Séries novas: 4
Séries novas canceladas: 2
Séries veterenas canceladas: 0
Séries na ultima temporada: 0
Total de cancelamentos: 2
Total de renovações: 7

 Lembrando que não estão listados reality shows nessa análise e as séries da TV por assinatura (que serão analisadas à parte). Acompanhe o quadro geral de Renovação e Cancelamentos para 2010-2011.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ABC investe em série de familia de super heróis

Falamos por cima das novas séries da ABC, sem prestar muita atenção nesta, que parecia ser apenas uma série familiar comum. Mas, como o próprio nome sugere, No Ordinary Family não se trata apenas de uma série sobre os problemas de uma família comum.

Com o fim de Heroes uma certa lacuna restou na temática de super heróis da TV americana. A série gerou um grande sucesso no começo e sabemos que ela foi decaindo com o passar de suas 4 temporadas por conta de erros sucessivos de seus criadores e roteiristas. Foi pensando nesse público e na possibilidade de conquistar outros que a ABC (não a mesma que criou Heroes) está investindo no gênero, mas de uma maneira diferente.

A série No Ordinary Family aposta numa família que ganha poderes após um acidente durante suas férias. Detalhe, o acidente é uma queda de avião no Brasil. Eles estavam indo até o Amazonas quando caem numa espécie de lago misterioso e ganham poderes. É uma mistura clara de Heroes, Os Incríveis e Quarteto Fantástico. Irônicamente um de seus protagonistas, o ator Michael Chiklis, viveu o Coisa (Ben Grimm) personagem do Quarteto Fantástico na versão para o cinema da HQ.

Os poderes da família são semelhantes aos que vemos nos super-heróis dos quadrinhos, ou mesmo nos de Heroes. E assim como em Heroes, estes poderes são visto como habilidades. O roteiro apresenta diversas semelhanças com a agora cancelada série da NBC. Já a semelhança com Os Incríveis, a animação da Disney com uma família de super heróis, está exatamente nessa condição familiar. E diferente da versão da Disney (que também é dona do canal ABC e portanto, desta nova série) estas pessoas não nascem com estes poderes (outra divergência de Heroes, que chegou a fazer isso, mas sem sucesso). Os principais poderes da família (pelo que vimos no trailer) são:
Pai - Resistente à quedas e balas. Grande poder de salto.
Mãe - Super velocidade.
Filha - Ler o pensamento das pessoas.
Filho - Resolver cálculos matemáticos.


É, o filho tem o pior poder. Mas no geral não há nada de novo, como geralmente acontece nesses casos. O diferencial está na forma como a história é contada, é isso o que pode levar uma série a ter grande sucesso ou ser um desastre total. Pelos trailers lançados pela emissora já dá pra ter uma idéia de como será No Ordinary Family. A temática familiar é bem comum as da série do gênero, mas carregada de efeitos especiais e de ação. O elenco conta com Julie Benz ( a Rita de Dexter), Michael Chiklis (Vic Mackey de The Shield), Jimmy Bennett (Star Trek), Kay Panabaker (CSI), Romany Malco (Weeds) e Tate Donovan (Tom Shayes de Damages e Jimmy Cooper o pai na Marissa em The O.C.).Confira:





Ainda é difícil dizer se a série fará sucesso ou não. Ela teve seu lançamento oficial na Comic Con deste ano, e sua data de estréia é dia 28 de setembro.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estréias da temporada 2010-2011: CW

A CW é o canal com menor número de séries no seu horário nobre, costuma trazer sempre duas por noite (incluindo reality shows), chega nessa temporada com 2 novas séries que ocupam o espaço deixado por dois cancelamentos da temporada passada (The Beautiful Life e Melrose Place). As únicas séries novas que sobreviveram foram The Vampire Diaries (um dos maiores sucessos do canal) e Life Unexpected, que por pouco não passou da primeira temporada.

Quarta - 8 de setembro
9:00-10:00 p.m. HELLCATS  (série nova)

Quinta - 9 de setembro
8:00-9:00 p.m.  THE VAMPIRE DIARIES (2ª temporada)
9:00-10:00 p.m. NIKITA (série nova)

Segunda - 13 de setembro
8:00-9:00 p.m. 90210 (3ª temporada)
9:00-10:00 p.m. GOSSIP GIRL (4ª temporada)

Terça - 14 de setembro
8:00-9:00 p.m. ONE TREE HILL (8ª temporada)
9:00-10:00 p.m. LIFE UNEXPECTED (2ª temporada)

Sexta - 24 de setembro
8:00-9:00 p.m. SMALLVILLE” (10ª temporada)
9:00-10:00 p.m. SUPERNATURAL (6ª temporada)

A décima temporada de Smallville também será sua última. Essa grade da CW também revelou que a série de estudantes de medicina produzida por Hayden Panettiere (a Claire de Heroes) não recebeu sinal verde da emissora para receber seu episódio piloto.

Hellcats é sinalizada como uma comédia sobre líderes de torcida. Faz tempo que a CW não investe no gênero, a ultima série de comédia do canal foi Everybody Hates Chris, cancelada ano passado. Um de seus criadores e produtores executivos é Tom Welling, o Clark de Smallville. Com Ashley Tisdale (High School Musical), Alyson Michalka (Phil of the Future), Matt Barr (Harper's Island), Heather Hemmens (Perils of an Active Mind), Robbie Jones (One Tree Hill) e Elena Esovolova (Supernatural).

Nikita é uma condenada à prisão que tem uma nova chance como assassina profissional para uma agência do governo. É baseada no filmes francês La Femme Nikita (1990) que também rendeu uma série de mesmo nome nos EUA que foi ao ar entre 1997 e 2001. Com Maggie Q (Live Free or Die Hard), Melinda Clarke (The O.C.), Shane West (ER), Ashton Holmes (The Pacific), Aaron Stanford (Traveler), Lyndsy Fonseca (How I Met Your Mother, Desperate Housewives), Xander Berkeley (Kick-Ass) e Tiffany Hines (Beyond the Break).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Estréias da temporada 2010-2011: Fox

Com apenas 3 novas séries, a Fox começa a nova temporada sem muitas mudanças. Na passada a emissora cancelou várias séries, nenhuma estava na corda bamba. Todos as que estavam nesse meio-termo acabaram sendo renovadas. Das séries novas apenas Glee foi um grande sucesso e pelo que podemos conferir das novas séries, parece que nessa temporada a coisa não melhora muito.

Segunda - 20 de setembro
8:00-9:00 pm HOUSE (7ª temporada)
9:00-10:00 pm LONE STAR (série nova)

Terça - 21 de setembro
8:00-9:00 pm GLEE  (2ª temporada)
9:00-9:30 pm RAISING HOPE (série nova)
9:30-10:00 pm RUNNING WILDE (série nova)

Quinta - 23 de setembro
8:00-9:00 pm  BONES (6ª temporada)
9:00-10:00 pm FRINGE (3ª temporada)

Sexta - 24 de setembro
8:00-9:00 pm HUMAN TARGET (2ª temporada)
9:00-10:00 pm THE GOOD GUYS (2ª temporada)

Domingo - 26 de setembro
8:00-8:30 pm THE SIMPSONS (22ª temporada)
8:30-9:00 pm THE CLEVELAND SHOW (2ª temporada)
9:00-10:00 pm FAMILY GUY  (9ª temporada)

Domingo - 3 de outubro
9:30-10:00 pm AMERICAN DAD (7ª temporada, episódio de número 100)

Quarta - 10 de novembro
8:00-9:00 pm LIE TO ME (3ª temporada)


Lone Star é um drama familiar focado no negócio de petróleo com  Jon Voight (24), James Wolk, Bryce Johnson (Popular), Mark Deklin (Justice), Adrianne Palicki (Friday Night Lights, Supernatural), Eloise Mumford (Crash) e David Keith (CSI: Miami).

Raising Hope é uma comédia familiar centrada num jovem que precisa da ajuda de sua família para criar seu bebê. Com Lucas Neff (The Beast), Garret Dillahunt (Terminator: The Sarah Connor Chronicles), Martha Plimpton (How to Make It in America), Cloris Leachman (The Ellen Show, Malcolm in the Middle), Skyler Stone (Con), Shannon Marie Woodward (The Riches) e Bijou Phillips (CSI).

Running Wilde é uma comédia centrada num rico excêntrico que se apaixona por uma ativista humanitária. Com Will Arnett (30 Rock), Keri Russell (Felicity), Stefania Owen (The Lovely Bones) e Peter Serafinowicz (Couples Retreat).

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Segunda em séries: 'Party Down', 'Parenthood' e 'Hung'

É uma pena que a segunda temporada de Party Down também é sua última. No terceiro episódio a turma irá trabalhar numa orgia sexual (pelo menos é o que o anfitrião está tentado fazer) levando a situações embaraçosas como sempre.

Terminei de ver a primeira temporada de Parenthood e acabei de adicionar a série na minha lista para assistir na próxima temporada. Lauren Graham está perfeita no papel de mãe solteira mais uma vez, a diferença é que sua filha de 16 não é uma CDF como era a Rory de Gilmore, pelo contrário, é mais perdida que mãe, rebelde e totalmente descolada. E a relação de sua personagem Sarah com os pais é bem melhor do que a de Lorelai. Ah sim, além da filha adolescente ela também tem um filho de 14 anos. Quem também merece destaque na série é Peter Krause como Adam. A história com seu filho Max, que começa a apresentar sinais de autismo, não é uma das coisas mais legais da série, mas ele se saiu tão bem no papel que compensa qualquer chatisse do roteiro. Já Dax Shepard como o solteirão Crosby consegue fazer o público se encantar pelo seu personagem, que começa como um namorado tentando evitar um comprometimento maior com sua cara metade quando descobre que é pai de um garoto de 5 anos. E o pequeno Jabar rouba muitas das cenas com seu pai trapalhão. A quarta filha dos Bravermen, a família patriarca da série, é Julia, uma advogada mãe de uma filha ainda pequena, cujo marido é um "dono de casa". Seu núcleo na série é um dos mais sem graça, mas vai melhorando lá pra metade da temporada, estando bem melhor ao final. Fico devendo uma análise mais a fundo na série, que vale a pena mesmo assistir. Apesar de seguir o mesmo gênero de Brothers & Sisters, passa longe dos dramas exagerados da família Walker.

E também já está passando na HBO americana a segunda temporada de Hung, que vem seguindo tão boa (ou até melhor) que a primeira. Ray está finalmente se virando bem como um gigolô, mas é Tanya quem agora precisa tomar o controle da situação como cafetina. É uma série estranha e com um tema mais estranho ainda, mas de todo jeito não deixa de entreter.