quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lendo 'The Walking Dead'


Aproveitando o intervalo na segunda temporada de "The Walking Dead" fui continuar minha leitura da série em quadrinhos, que deu origem à série da TV. Eu comecei a ler a bastante tempo, quando a primeira temporada começou a passar, mas acabei não tendo tempo de ler tudo, então esse intervalo agora acabou servindo como desculpa para revisitar a história em sua origem.

O trabalho de adaptação para a TV é muito bem feito, é claro que não segue à risca o que acontece nos quadrinhos, até mesmo os personagens tem suas diferenças, mas no geral a idéia de um mundo mudado pelo caos dos zumbis se mantém. A tensão e os dilemas vividos pelos personagens são exatamente iguais. Vou comentar algumas dessas diferenças nesse texto. Li até a HQ número 25 do volume 5, em que o grupo está vivendo dentro de um presídio.

O texto a seguir pode conter SPOILERS para quem acompanha a série pela TV.



Rick, o protagonista

A princípio o Rick da TV é o mesmo da HQ, mas ele segue um caminho próprio a partir da segunda temporada. Na HQ ele está mais próximo do Shane da TV. Ele é quem começa a discutir como o mundo deve ser encarado nesse momento de apocalipse, propondo uma lei mais severa para lidar com quem comete algum erro. Como o Rick da TV, ele carrega nas costas as decisões do grupo, tanto que acaba extrapolando e decidindo por conta própria questões que teriam que envolver a todos, como a morte de um personagem que poderia colocar em risco a sobrevivência do grupo.


Shane morto

Shane é morto por Carl. Num surto de ódio ele ameaça matar Rick, Carl então percebe a ameaça e atira em Shane, que morre com um tiro no pescoço. Ele e Rick começam a brigar por conta do lugar do acampamento próximo de Atlanta. Rick acha muito perigoso ficar perto de tantos zumbis, mas Shane acha que ali o governo irá encontra-los facilmente. Rick alerta o amigo de que nem deve haver mais governo, é cada um por si agora. Depois do ataque de zumbis que fere Jim e Amy, o grupo concordar em partir. Dale, assim como na TV, alerta a Rick que Shane estava muito ligado em Lori e que a presença do marido fez as esperanças de Shane ir para o ralo. Na TV Dale percebe que Shane aponta uma arma para Rick com intenção de mata-lo, mas eles preferem manter o personagem como uma versão antagonica do Rick, sendo que ele é a personificação do lado problemático de Rick nas HQs. Quem passa a ser o número 2 de Rick nas HQs é Tyreese, um personagem que nem apareceu na TV.


Rumo na história

Na HQ o percurso é bem mais simples que na TV. Eles não passam pelo CDC. Depois de encontrar Glenn na cidade (não há uma segunda viagem, pois Merle não existe aqui) e depois a família no acampamento, Rick segue com o grupo pela estrada e encontra Tyreese, um homem negro já maduro com uma filha adolescente e o namorado, que passam a fazer parte do grupo. A personalidade de Tyreese está mais próxima do Rick da TV. Ele é pacífico, mas firme. Começa a se relacionar com Carol, mãe de Sophia.

O grupo então passa por um condomínio fechado infestado de zumbis. Eles pensam em viver no lugar, mas depois da primeira noite descobrem que isso é impossível. Eles voltam ao trailer e e seguem a estrada novamente. Outra diferença em relação a TV, é que eles não usam outros veículos, apenas o trailer de Dale, o que é um pouco exagerado, se você analisar melhor. Com tantos carros por ái, porque eles iriam andar espremidos num carro só? Boa sacada da série de TV.


Na fazenda de Hershel

Em uma parada Carl é baleado por Otis, confundido com um zumbi (e não caçando como na TV). Ao contrário da TV, Hershel não esconde que guarda zumbis no celeiro, decisão que também deixa a todos nervosos. Carl se recupera rapidamente com a ajuda de  Hershel, que permite ao grupo ficar por lá apenas enquanto o garoto se recupera (como na série).

Não é necessário uma visita à cidade para salvar Carl. Otis não morre. E Lori descobre a gravidez, vendo na fazenda a esperança de uma vida normal para seu bêbe. Ela não chega  considerar um aborto. O que é parecido também é o relacionamento de Glenn e Maggie, mas na HQ a moça é um pouco mais amistosa. O estopim para a saída do grupo da fazenda acontece como na TV, com a abertura do celeiro e a execução de todos os zumbis, mas por motivos bem diferentes. A porta do celeiro é aberta para a entrada de um zumbi pego por Hershel, que num descuido deixa um deles fugir, que inclusive era seu filho. O filho zumbi ataca seu outro filho, que estava bem vivo, Arnold. No meio da confusão outros zumbis fogem, um deles ataca sua outra filha, Lacey, que também morre. Hershel e o grupo começam a matar todos os zumbis. A cena não é de perto tão boa quanto a da TV, com a revelação de Sophia como zumbi. Foi uma pena terem matado a garota (e perdido tanto tempo em sua busca) mas valeu a pena por essa cena que foi eleita uma das melhores de 2011.

Ao final do massacre, Hershel confessa que Rick estava certo, ele jamais deveria guardar aqueles zumbis. Ele tenta se matar, mas Rick impede. Mais tarde Rick e Allen (personagem que não existe na TV) começam a limpar o celeiro para o grupo morar lá. Eles se dão conta de que a casa de Hershel é grande o bastante para o grupo e pedem ao fazendeiro ceder a moradia. Ele se nega, afirmando que ficarão lá apenas até Carl melhorar, o que acaba gerando uma grande briga. Lori descobre que está grávida e vai brigar com Hershel também. Ele não cede, maltrata a todos e expulsa o grupo da fazenda.

Depois da expulsão eles ficam por algum tempo rodando e começam a passar fome. Numa parada, Andrea e Dale encontram uma penitenciária. O grupo decide explorar o lugar e encontram 4 criminosos, muita comida e vários zumbis. Decidem viver por lá e começam a limpar o lugar.

Principais mudanças em personagens e fatos:

- Assim como na TV, Lori tem um caso com Shane (na verdade coisa de uma noite só), mas ela não acha que o marido está morto, pois quando eles deixaram Rick no hospital, o lugar ainda não tinha sido dominado pelos zumbis.
- Sophia não desaparece nem vira zumbi na fazenda de Hershel, pelo menos até onde li ela ainda está viva.
- Sophi e Carl tem uma grande amizade, chegam até a se tornarem namorados.
- Uma família que aparece na HQ não está na TV, é Allen, sua esposa Donna e os filhos gêmeos Ben e Billy. A família vai morrendo aos poucos durante a série.
- Carol, a mãe de Sophia, já aparece sem o marido. Na TV ele foi morto na primeira temporada num ataque de zumbis.
- Morgan e Duane aparecem na HQ, assim como TV.
- Com o grupo inicialmente não estão os irmãos Daryl e Merle Dixon, mas soube que aparecem mais para frente na HQ, ainda não cheguei nessa parte.
- A familia latina que abandona o grupo quando saem do acapamento em Atlanta também não existe na HQ, assim como Jacqui (a mulher que decide morrer dentro do CDC) e  T-Dog.
- Na TV Dale e Andrea tem uma certa proximidade que sugere uma possível relação de pai e filha. Na HQ a proximidade deles resultou em um relacionamento amoroso. Seria estranho imaginar os personagens da TV juntos e talvez até por isso que a relação da dupla seja apenas paternal. Amy e Andrea são as primeiras a se unir a Dale quando ele perde a mulher e segue sozinho em seu trailer.
- Rick é quem quer matar todos os zumbis de Hershel e é Tyresse que prefere seguir a vontade do dono do lugar.
- Carol, em dois diferentes momentos de angustia, beija Rick e Lori na boca. A cena acaba se tornando mais cômica do que dramática.


O que deve acontecer agora, com a volta da série no dia 12 de fevereiro, é a ida do grupo até a penitenciária, onde os problemas vão muito além dos zumbis. O maior problema que o grupo terá, que já os envolve desde o inicio da série, mas que irá se agravar, é a convivência dentro do próprio grupo. Eles vão discordar mais ainda sobre o que é certo e errado, sobre decisões importantes, sobre leis e regras. Há vários personagens novos que devem ser bem aproveitados na TV, e que com certeza trarão frescor ao programa.

Mais um pouco de SPOILERS sobre o que poderá acontecer nos próximos episódios:
- A fazenda de Hershel começa a receber mais zumbis do que o costume, depois do tiroteio no celeiro, o barulho atrairá mais andarilhos. Rick irá propor que Hershel e sua família vá morar com eles na prisão, o que acaba acontecendo.
- Entre os 4 detentos da prisão há um serial killer de mulheres, que irá matar 2 filhas de Hershel e quase dá fim a Andrea. Elá irá fica com uma grande cicatriz entre a boca e a orelha.
- Irá aparecer uma mulher misteriosa com 2 zumbis presos em correntes, o nome dela é Michonne. Um dos zumbis é seu namorado, o outro o amido dele, ela salva Otis de zumbis que cercam o presídio e pede asilo ao grupo.
- No presídio eles criam hortas para se alimentarem, tudo contando com a experiência de Hershel.
- Quando o grupo parte da fazenda, Glenn decide ficar com Maggie, mas logo depois se une ao grupo quando Rick os chama para viver no presídio. Junto dele seguem Hershel, as filhas Rachel e Susie (que são mortas pelo serial), o filho mais novo Billy, Maggie e Patrícia, namorada de Otis, este último ainda fica mais algum tempo na fazenda para arrumar a mudança para o presídio.
- Rick briga com várias pessoas no presídio, chegando a ter um surto psicótico. Depois disso o grupo decide criar um conselho para tomar decisões de liderança. Nenhuma mulher faz parte desse conselho (até porque nenhuma quis).

É claro que essa lista apresenta apenas possibilidades, porque muitas coisas são modificadas. Há fatos que provavelmente serão totalmente descartados, como a morte da filha de Tyreese, que nem existe na série de TV.

2 comentários:

  1. Nossa, são muitas revelações.. Me disseram que o Rick vai perder um olho e um braço.. É verdade.
    /Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na HQ Rick perde um braço como vingança do Governador. Na TV quem perdeu um braço foi o Merle por causa do Rick, mas Rick não perde nada na TV. Quem perde um olho é o governador.

      Excluir

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.