segunda-feira, 25 de abril de 2011

Segunda em Séries: 'The Paul Reiser Show', 'Mulher Maravilha', 'Parenthood' e 'Shameless'

Quase não postei nada em abril, mas estou voltando agora no final do mês com nossa rotina normal de posts. Começando com a coluna Segunda em Séries com os comentários mais recentes sobre as séries. E ainda nessa semana novo quadro de Cancelamentos e Renovações, que já tem algumas boas alterações.

Ah sim, nos acompanhe pelo Twitter para receber as ultimas notícias sobre a situação das suas séries, mesmo se postamos pouco aqui, não deixamos de publicar alguma novidade por lá.

- Mal começou e a série The Paul Reiser Show já foi cancelada. Cheguei a ver partes do primeiro episódio e encontrei algo de Mad About You nos diálogos. Reiser não mudou muito seu estilo, acho que só faltou mesmo um pouco de boa vontade da NBC com a série. A audiência estava ruim sim, com cerca de 3 milhões de expectadores marcando entre 1.1 e 0.8 na faixa de 18-49, mas mesmo assim, ela teria chances numa ocasião melhor, com um trabalho de divulgação mais completo.

- Os produtores da série da Mulher Maravilha estão preocupados com as críticas ruins ao pouco visto da série. O uniforme da amazona irá mudar, assim como a história do episódio piloto, que promete ter mais cenas de ação. Tenho pouca fé nessa série, mas é bom pelo menos saber que estão dispostos a melhora-la se necessário.

- Parenthood é uma das primeiras séries a encerrar sua temporada 2010-2011, na ultima terça-feira. Eu gostei bastante do episódio final, apesar de achar que algumas coisas foram muito corridas, como Sarah e sua peça. Ela mal escreveu a peça e ela já está sendo levada ao teatro, poderiam desenvolver isso melhor na temporada seguinte (que esta quase garantida). Resumindo o que houve (senta que lá vem spoiler) Adam é despedido do seu emprego, precisa lidar com um Max mais inflexível e ainda descobre que a mulher está gravida (não sem antes surtar achando que o teste de gravidez era da filha); Amber se salva do acidente de carro mas ainda sem cair a ficha, só mesmo uma conversa com o avô Zeek pra fazer ela acordar pra vida, cena muito boa; Crosby é ignorado por Jasmin, mas consegue uma segunda chance graças a Joe. Eu não gosto da Jamin, mas se ela realmente ficar pode ser algo interessante, vamos ver; E pra finalizar, Julia decide adotar uma criança depois de ajudar a ex-professora de sua filha a dar a luz a um menino. Já temos bastante história para a próxima temporada, não?

- E nessas ultimas semanas consegui assistir em tempo recorde a primeira temporada de Shameless, série de humor negro da Showtime baseada em um programa britânico de mesmo nome. A série é muito bem escrita, com personagens carismáticos e ótimos atores. Os destaques ficam para Fiona (Emmy Rossum de O Fantasma da Ópera), Frank (William H. Macy de Fargo) e Sheila (Joan Cusack que dispensa apresentações), mas todos os demais personagens também são incríveis. Frank é o protagonista em tese, na real quem tráz a série nas costas é Fiona, que deve render pelo menos uma indicação ao Emmy para Rossoum. Aliás, estes três nomes que mencionei devem ser indicados, inclusive ao Globo de Ouro. E o que dizer da série... Frank, o pai da família, é um bêbado que não liga muito para seus 6 filhos, que são criados pela irmã mais velha, Fiona. Mas mesmo ela sendo a mais velha e a mais responsável os outros menores também ajudam como podem, como seus dois irmãos adolescentes Lip e Ian e os menores Carl e Debby, outra que merece destaque. O sexto filho é o ainda bebê, Liam. Completa a série os vizinhos Kev e Veronica e o namorado de Fiona, Steve (Justin Chatwin) que aparece no primeiro episódio para conquistar a moça durona. Além da interação totalmente peculiar dessa família é interessante ver as cenas em que eles precisam cometer pequenos crimes para conseguirem algo ou simplesmente se sustentarem. Eles furtam um caminhão frigorifico, roubam papel higiênico de banheiros públicos, roubam os cupons de descontos dos vizinhos, entre outras coisas. Falarei dela com mais detalhes quando possível, mas posso garantir que você irá adorar do primeiro episódio ao último. A série já está garantida para a segunda temporada, seu episódio final bateu um recorde no canal, sendo o de maior audiência de uma série nova nos últimos 10 anos. O recorde anterior era de Queer As Folks, olha só.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Séries em Análise: O possível fim de Bones



A coluna dessa semana vai chegar um pouco atrasada e incompleta. Isso porque eu iria falar dos episódios da semana de várias séries, mas decidi me focar em algo que me chamou a atenção nessa semana. Com a notícia sobre a gravidez da atriz Emily Deschanel, a Dra. Temperence Brenan em Bones, comecei a pensar sobre o futuro da série e comecei a ligar alguns pontos. Chego a conclusão de que a próxima tempora, a sétima, poderá também ser a última da série. Ou pelo menos a penultima.

Na Fox, Bones junto de House são as únicas séries de grande sucesso do canal que ainda não foram renovadas. A essa altura da temporada já era para Bones ter sido renovada. Por que o anúncio não chegou até agora? Fica aí o primeiro indício de que o futuro da série pode estar sendo decidido agora.

O segundo é o número da temporada. Quando uma nova série é criada, um contrato é feito com cada ator do elenco fixo e por padrão esses contratos tem duração de 7 anos. Isso acontece porque no passado as emissoras de TV sofreram com atores que ganharam tanto destaque nas séries que a deixavam para uma promissora carreira no cinema ou por salários melhores. A solução era cancelar a série ou pagar o que o ator quisesse. Então foi criado um número de 7 anos para o mínimo que um ator deveria se comprometer a ficar numa série, podendo ser dispensado antes se ela não fizesse sucesso. Com Bones atingindo sua sétima temporada os custos para se produzir outras pode aumentar, pois os contratos precisam ser renegociados e muitos atores acabam nem querendo continuar na série para poder se dedicar a trabalhos diferentes.

Terceiro fator, a audiência. A série está bem no momento, mas teve ajuda do American Idol nessa temporada para alcançar os números atuais, nas anteriores teve uma perda gradual, o que não é preocupante, é normal devido ao seu tempo no ar. Ou seja, Bones não tem números fora do normal que justifiquem uma oitava temporada.

Quarto fator, a questão criativa. As histórias estão começando a render menos. Pouco se arriscou nos últimos anos e só agora o casal de protagonistas dão sinal de que podem finalmente ficar juntos. Isso não aconteceria no final da série, mas podem notar que ao final de toda temporada se constrói a possibilidade disso acontecer, para se caso a série tiver apenas mais uma temporada para durar, aquela será a decisiva para a união definitiva do casal. Nunca se chegou tão perto disso como agora, o que pode indicar como a história está apontando para esse objetivo.

Quinto fator, uma série derivada está sendo criada, The Locator (nome provável), em que Hart  Hanson e companhia estão garantindo a continuação de seu  trabalho na emissora. Se Bones tiver mesmo mais uma temporada apenas, isso seria o ideal para os planos do autor, já que não teria que se dedicar a duas série ao mesmo tempo por muito tempo. Acredito que eles não iriam se arriscar como uma nova série a essa altura se enquanto isso a outra estivesse em seu auge. Não que seja impossível cuidar de mais uma série, temos exemplos disso por aí (como Chuck Lorre e Shonda Rhimes com 3 séries cada um) mas não acredito que Hanson tenha esse perfil.

Sexto fator, a gravidez de Emily. Aliás não chega a ser um fator de peso para essa decisão, talvez seja apenas consequência dela. Se já planejavam que a sétima temporada seria a última, então a atriz teria cartão verde para começar a formar sua família. E se não foi o caso, poderia influenciar na decisão dela em continuar ou não com a série, tentando se dedicar mais ao filho recém-chegado do que ao trabalho. De todo modo, sem emprego ela não deve ficar, já que como David Boreanaz (o Booth) elá também é produtora executiva da série, poderia exercer a função em outros projetos sem problemas.

Com tudo isso concluo que as chances da sétima temporada de Bones também ser a sua última são grandes. Até poderia haver uma oitava, mas não creio que isso seria divulgado agora. Se a renovação vir com essa notícia, de que seria a última, seria algo muito bom a série. Seria o momento ideal para seu fim, sem ter que encerrar mais desgastada do que está, ou sem poder ter um final decente, bem planejado. Com certeza, se souberam que a próxima temporada será a última, Hanson e os demais roteiristas e produtores não teriam mais medo de arriscar tudo e finalmente colocar no ar o que todos os fãs querem, ver seus protagonistas construir uma relação que faça jus a tantos anos de espera.