sexta-feira, 1 de abril de 2011

Séries em Análise: O possível fim de Bones



A coluna dessa semana vai chegar um pouco atrasada e incompleta. Isso porque eu iria falar dos episódios da semana de várias séries, mas decidi me focar em algo que me chamou a atenção nessa semana. Com a notícia sobre a gravidez da atriz Emily Deschanel, a Dra. Temperence Brenan em Bones, comecei a pensar sobre o futuro da série e comecei a ligar alguns pontos. Chego a conclusão de que a próxima tempora, a sétima, poderá também ser a última da série. Ou pelo menos a penultima.

Na Fox, Bones junto de House são as únicas séries de grande sucesso do canal que ainda não foram renovadas. A essa altura da temporada já era para Bones ter sido renovada. Por que o anúncio não chegou até agora? Fica aí o primeiro indício de que o futuro da série pode estar sendo decidido agora.

O segundo é o número da temporada. Quando uma nova série é criada, um contrato é feito com cada ator do elenco fixo e por padrão esses contratos tem duração de 7 anos. Isso acontece porque no passado as emissoras de TV sofreram com atores que ganharam tanto destaque nas séries que a deixavam para uma promissora carreira no cinema ou por salários melhores. A solução era cancelar a série ou pagar o que o ator quisesse. Então foi criado um número de 7 anos para o mínimo que um ator deveria se comprometer a ficar numa série, podendo ser dispensado antes se ela não fizesse sucesso. Com Bones atingindo sua sétima temporada os custos para se produzir outras pode aumentar, pois os contratos precisam ser renegociados e muitos atores acabam nem querendo continuar na série para poder se dedicar a trabalhos diferentes.

Terceiro fator, a audiência. A série está bem no momento, mas teve ajuda do American Idol nessa temporada para alcançar os números atuais, nas anteriores teve uma perda gradual, o que não é preocupante, é normal devido ao seu tempo no ar. Ou seja, Bones não tem números fora do normal que justifiquem uma oitava temporada.

Quarto fator, a questão criativa. As histórias estão começando a render menos. Pouco se arriscou nos últimos anos e só agora o casal de protagonistas dão sinal de que podem finalmente ficar juntos. Isso não aconteceria no final da série, mas podem notar que ao final de toda temporada se constrói a possibilidade disso acontecer, para se caso a série tiver apenas mais uma temporada para durar, aquela será a decisiva para a união definitiva do casal. Nunca se chegou tão perto disso como agora, o que pode indicar como a história está apontando para esse objetivo.

Quinto fator, uma série derivada está sendo criada, The Locator (nome provável), em que Hart  Hanson e companhia estão garantindo a continuação de seu  trabalho na emissora. Se Bones tiver mesmo mais uma temporada apenas, isso seria o ideal para os planos do autor, já que não teria que se dedicar a duas série ao mesmo tempo por muito tempo. Acredito que eles não iriam se arriscar como uma nova série a essa altura se enquanto isso a outra estivesse em seu auge. Não que seja impossível cuidar de mais uma série, temos exemplos disso por aí (como Chuck Lorre e Shonda Rhimes com 3 séries cada um) mas não acredito que Hanson tenha esse perfil.

Sexto fator, a gravidez de Emily. Aliás não chega a ser um fator de peso para essa decisão, talvez seja apenas consequência dela. Se já planejavam que a sétima temporada seria a última, então a atriz teria cartão verde para começar a formar sua família. E se não foi o caso, poderia influenciar na decisão dela em continuar ou não com a série, tentando se dedicar mais ao filho recém-chegado do que ao trabalho. De todo modo, sem emprego ela não deve ficar, já que como David Boreanaz (o Booth) elá também é produtora executiva da série, poderia exercer a função em outros projetos sem problemas.

Com tudo isso concluo que as chances da sétima temporada de Bones também ser a sua última são grandes. Até poderia haver uma oitava, mas não creio que isso seria divulgado agora. Se a renovação vir com essa notícia, de que seria a última, seria algo muito bom a série. Seria o momento ideal para seu fim, sem ter que encerrar mais desgastada do que está, ou sem poder ter um final decente, bem planejado. Com certeza, se souberam que a próxima temporada será a última, Hanson e os demais roteiristas e produtores não teriam mais medo de arriscar tudo e finalmente colocar no ar o que todos os fãs querem, ver seus protagonistas construir uma relação que faça jus a tantos anos de espera.

Um comentário:

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.