quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Na Reta Final: Como irá terminar a 5ª temporada de Dexter?

Estamos a poucos dias do episódio final da quinta temporada de Dexter, mas o que irá acontecer de fato no desfecho dessa temporada de 12 episódios, ainda é um mistério. Será que iremos ter um final previsível como os das 3 primeiras temporadas, ou o elemento surpresa (como foi o final da quarta) será a nova tendência?



Atenção: Contém Spoilers sobre todas as temporadas de Dexter e um pouco do final da quinta. Também spoilers sobre o primeiro livro de Dexter: A Mão Esquerda de Deus.

As três primeiras temporadas de Dexter tiveram um final que trouxeram alguns elementos surpreendentes, mas nada que realmente deixasse o telespectador de boca aberta como foi o final da quarta temporada. A primeira talvez foi a melhor nesse quesito, trazendo um irmão desconhecido que também se tornou um assassino em série. E como acontece em todo final, os vilões (ou impecílios) são mortos por Dexter e seu segredo segue seguro.  Foi assim com seu irmão na primeira temporada, com Doakes e Lila na segunda, com Miguel e o Esfolador na terceira, e o Trinity na quarta, esse deixando sérias consequências com a morta de Rita.

Foi apenas na quarta temporada que o padrão da série foi quebrado. Já estava ficando previsível demais ver todos os problemas de Dexter sendo resolvidos aos 45 minutos do segundo tempo, todas as vezes. Quando pensamos que Arthur não será mais um problema, finalmente Dexter sente as consequências de seus erros ao se aproximar demais de seu alvo.
 
A quinta temporada vem mesmo inovando, começou com Dexter tendo que lidar com sua vida após a morte de Rita, se deparando com sentimentos novos, amargando a dor da perda. Isso durou cerca de dois episódios, os mais fracos da temporada, que depois deu uma guinada, revelando não apenas um novo vilão, mas sim um grupo grande e ainda outra surpresa: a jovem Lumen. Graças à Dexter ela foi a única sobrevivente do grupo encabeçado por Jordan Chase, e se torna sua aliada em sua jornada de matanças. Lumen é a segunda pessoa a conhecer a verdadeira face assassina de Dexter, mas é a primeira que o aceita por isso. Harry, o pai adotivo de Dexter, apesar de ter treinado o filho para poder matar, sem atingir inocentes e sair sem ser pego, ficou horrorizado ao saber que Dexter mata sua primeira vitima. Com Lumen a coisa é diferente, já que, assim como Dexter, ela sofreu uma violência tão intensa que seus sentimentos a mudaram profundamente, a ponto de aceitar a necessidade de matar como uma forma de aliviar sua dor. Ainda ficamos em dúvida se a personagem veio para ficar, umas das grandes dúvidas da temporada.

Dexter e Lumen já mataram 4 pessoas do grupo de 5, restando apenas Chase, que descobriu as intenções da dupla e agora os tem em suas mãos. Paralelamente a tudo isso, temos a investigação de Debra sobre a mortes do grupo de Chase, e Liddy, o ex-policial que começa a investigar Dexter a mando de Quinn, mas que depois segue por conta própria ao descobrir o envolvimente dele e de Lumen com as mortes. Sem contar com a história de Kyle Buttler que ainda ficou sem resolução. Considerando tudo o que já aconteceu em finais de temporada de Dexter e a inovação dessa, podemos chegar a pelo menos 3 finais diferentes possíveis para esta quinta temporada:

1 - Previsível antigo: todos morrem, Dexter e Lumen se salvam.
Se o final seguir a regra das primeiras temporadas, teremos todos os vilões e pseudo-vilões mortos, com Dexter e Lumen sobrevivendo, livres e sem deixar desconfianças para trás. Acho pouco provável isso acontecer, mesmo que dois pseudo-vilões já tenham morrido (Liddy e Emily) tudo pode mudar no final. E será que Julia Stiles estaria disposta a ficar mais uma temporada? Chances disso acontecer: 20%

2 - Previsível novo: Dexter se salva, mas Lumen morre.
Seguindo o raciocínio da quarta temporada, Dexter pode até se salvar, mas sua cara metade não. Assim como Rita, Lumen terá um final trágico e deixará Dexter solitário mais uma vez. E solitário de verdade, já que Lumen realmente entende Dexter e sua entrada na série foi uma das melhores coisas da temporada. Não seria um final interessante, mais diria que as chances disso acontecer são de 30%.

3 - Imprevisivel: Dexter e Lumen se salvam, mas o segredo não.
A promo do ultimo episódio deu a entender que Debra iria pegar Dexter no pulo, mas isso pode ser apenas um truque de edição. Ou não. Quem leu o primeiro livro de Dexter sabe que a série seguiu um caminho bem diferente do Dexter literário, mas alguma coisa do que houve naquele final pode afetar a relação de Dexter com sua irmã na série. No livro, Debra assiste Dexter hesitar com a ordem de seu irmão para mata-la e Laguerta também chega a chegar na hora certa, mas morre. Debra desconfia da atutide de Dexter, mas a história acaba antes de vermos o que ela fará sobre isso (não li ainda o segundo livro pra saber). Em outros momentos Debra já ficou perto da verdade, como no caso do Bay Harbor Butcher, mas nunca foi construído uma ponte para os sentimento de Debra se ligassem ao de Dexter como agora. Ao matar a primeira pessoa em trabalho, Debra se sente bem ao eliminar mais um mau elemento do mundo e chega a simpatizar com os justiceiros do caso das garotas nos barrils. Se ela descobrisse que Dexter e Lumen estão por trás das mortes, ela iria entrega-los à justiça?

Outro ponto a favor dessa hipótese está nas discussõe de Debra e Laguerta. Enquanto Laguerta opta por trabalhar na "politicagem", maquiando uns problemas ali, pedindo e cobrando favores aqui, Debra já é mais direta, quer tudo preto no branco, o que é certo é certo, o que é errado é errado. Nesse penultimo episódio ela começa a perceber que não é bem assim, que Laguerta não é uma vilã malvada a querendo ferrar, mas também não será boazinha quando não lhe for conveniente. Para sorte de Debra, Laguerta gosta de Dexter e isso a ajudou muito em sua carreira na polícia. E o que iria acontecer então, se Debra nesse momento descobrisse a verdade? O terreno está sendo preparado para essa possibilidade, o que seria algo realmente novo e empolgante na série. Lumen pode não sobreviver, como parte do segredo de Dexter sendo mais uma vez contido, mas as chances de Debra agora saber de tudo aumenta bastante. Diria que a chance de termos um final como esse são de 50%.

Há ainda outras possibilidades não calculadas, como Dexter ser pego pra valer com as gravações de Liddy, ou com a ação de Chase, mas isso seria tão improvável que nem vou colocar no quadro de possibilidades. Como a série tem mais uma temporada garantida, Dexter ainda deve ficar soltou mais um pouco. Sempre imaginei que a série terminaria com ele preso, mas isso é apenas especulação minha.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Séries Novas: Raising Hope


Já falamos um pouco sobre as novas séries da temporada aqui e aqui, agora eu vou comentar aquelas que estou acompanhando e que valem a pena acompanhar. A cada temporada novas séries são lançadas, mas menos da metade delas sobrevivem a uma segunda temporada. E passar da segunda temporada também tem se tornado bem difícil, este ano mesmo já temos séries na segunda temporada em grande risco de cancelamento (assunto para mais adiante).

Uma das melhores estréias da temporada é com certeza a comédia Raising Hope. Eu já me interessei por ela lendo apenas a sinopse e depois de ver o primeiro episódio decidi acompanha-la e até agora estou gostando bastante. A história que dá o pontapé inicial da série acontece no primeiro episódio, quando o jovem de 20 e poucos anos Jimmy Chance é abordado por uma moça fugindo de um furioso ex-namorado. Jimmy dá carona a moça (chamada Lucy) e a ajuda a fugir, sem saber que ela era uma serial killer procurada. Depois de passar uma noite com Lucy, a família de Jimmy descobre a verdade sobre a moça e a entrega à polícia. Um ano e pouco depois disso tudo, Jimmy é chamado a penitenciária e descobre que Lucy ficou grávida e agora que a bebê tem 6 meses a mãe já poderia ser executada e sua guarda iria ao pai, Jimmy.

O tempo todo Jimmy é incentivado a entregar sua filha a adoção (nomeada pela mãe de Princess Beyonce) até por seus pais, que o tiveram bem jovens. A família Chance é com certeza a melhor coisa da série. Quem curti Everybody Hates Chris pode ter uma noção de como é essa turma. Eles são pobres, trabalham em empregos mediocres e vivem de favor na casa da avó de Virginia, a mãe de Jimmy. A vó vive com eles, demente pela idade, poucas vezes tem consciência da realidade e quando isso acontece tenta colocar todo mundo pra fora da casa. Virgínia é com certeza a melhor personagem da série, vivida por Martha Plimpton (famosa pelo clássico filme dos Goonies) loucamente divertida, e deveria levar pelo menos uma indicação ao Emmy por seu belo trabalho nessa série. O pai Burt também é bem divertido, e a nova amiga de Jimmy, Sabrina, completa o elenco da série, além da Hope, a bebê que ganha o novo nome da avó.

O que torna a série interessante é exatamente a dinâmica da família, passando por situações hilárias por sua condição financeira e tentando ser normal a todo custo, mesmo que isso os façam parecer mais loucos ainda.

O que há de melhor
- Virginia mudando a validade dos produtos no supermercado para pagar mais barato por eles.
- A família inteira sendo taxada como agressores sexuais por uma série de maus entendidos.
- Jimmy fazendo sua fantasia de Batman para acompanhar Sabrina no Halloween.
- O video que Lucy faz a Hope para que ela assista quando crescer, com direito a lições de sobrevivência no presídio e danças sensuais.
- A garota do dente podre e sua creche ao ar livre.

O que há de pior
- O humor negro da série muitas vezes exagera na dose, como na cena que vários personagens vomitam no bebê ao tentar trocar sua fralda. Tem outras similares no começo, mas parece que eles perceberam a mancada e maneraram nos episódios seguintes.
- As piadas com Maw-Maw (a avó esquizofrênica) muitas vezes são sem graça e apenas deixam a velhinha mais patética ainda (e não de uma forma divertida).


No geral a série é muito bem feita e tem a cara do seu canal, a Fox. É a melhor estréia da temporada da TV aberta na minha opinião (o que não inclue The Walking Dead) e na Fox é a melhor série nova em audiência e deve ter sua renovação garantida se continuar nesse nível.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dexter Renovado para Sexta Temporada


Foi confirmado por Kristin dos Santos que o canal Showtime renovou Dexter para uma sexta temporada, que pode não ser a ultima. O ultimo episódio, exibido neste domingo, foi um dos mais altos em audiência da série, batendo todos os da temporada altual, que vem se mostrando melhor a cada semana.

Essa quinta temporada começou devagar e aos poucos foi revelando uma trama tão interessante quanto a anterior do "Trinity", que com certeza foi melhor do as vistas na segunda e terceira temporada (essa aliás foi a pior de longe). Se a série seguir nesse ritmo, promovendo mudanças importantes na história e fazendo Dexter se redescobrir, realmente deve valer a pena mais uma temporada pelo menos.