sexta-feira, 16 de abril de 2010

Raio-X TBBT: 3x19 - The Wheaton Recurrence

O título do episódio “A recorrência Wheaton” se refere ao ator Wil Wheaton, que já apareceu nesta temporada no quinto episódio “The Creepy Candy Coating Corollary”. Wil Wheaton é conhecido pelo papel de Wesley Crusher em Star Trek: The Next Generation. Um dos ícones do mundo nerd, ele também é responsável pela dublagem de diversas animações de super-heróis como Ben 10: Alien Force, Legion of Super Heroes, Teen Titans, além dos games Grand Theft Auto: Vice City Stories, Grand Theft Auto: San Andreas, entre outros.

Sheldon tem raiva de Wheaton pois o ator havia faltado a um evento que Sheldon esperou ansiosamente, tendo que passar 10 horas num ônibus para chegar até ele. Com raiva do que ocorreu, Sheldon se inscreve num torneio do RPG Guerreiros Místicos de Ka-ah (criado para a própria série) para finalmente ter sua vingança.



No episódio 3x05, Sheldon enfrenta Wheaton no torneio e quando esta prestes a vencer seu oponente, este inventa a Sheldon uma história envolvendo a morte de sua avó, motivo pelo qual ele teria faltado ao evento. Com pena de Wheaton, já que Sheldon também tem uma ligação especial com sua avó, ele deixa o ator vencer a disputa e perde o prêmio de 500 dólares (motivo pelo qual Raj chamou Sheldon para participar do torneio). Depois de vencer Sheldon, Wil Wheaton diz que era tudo mentira, sua avó estava viva. Com isso, Sheldon ficou ainda mais furioso com o ator, fazendo até mesmo um site, o WilWheatonStink.com (com as extensões .net e .org). O termo “stink” ou “fede” pode ser interpretado como uma grande ofensa em língua inglesa, além de claro, em sua forma literal dizer que algo cheira mal.

Os endereços de site que Sheldon menciona foram todos registrados. Aliás, já estão registrados desde 25 de fevereiro de 2010, que deve ter sido a época em que o episódio foi escrito. O dono dos domínios é a Warner Bros, estúdio que detém os direitos autorais de TBBT. Mas alguns apressados correram para registrar o domínio e erraram a forma como o nome foi escrito usado dois “l” em “Will”. O principal http://willwheatonstinks.com/ foi registrado no dia 10 de abril de 2010, dois dias antes do episódio ir ao ar nos EUA. Na página há um texto que defende Wil Wheaton dizendo as coisas legais que ele faz e por isso ele não “fede”. O texto também defende Sheldon, apesar de tudo.

Já o outros domínios .org e .net (do nome errado), foram registrados no dia em que o episódio foi ao ar nos EUA, 12 de abril. Eles direcionam a uma loja que vende camisetas inspiradas na série TBBT, além de outros temas nerds. Eles inclusive anunciam a venda da camiseta que Sheldon cria para seu grupo de boliche contra Wheaton. Há uma mensagem de um suposto Sheldon no site, que diz em relação ao nome errado: “É claro que sei que escrevi o nome de Wil Wheaton errado no registro do domínio deste site! Deveria ser wilwheatsonstinks.com, ou wilwheatonstinks.net, ou wilwheastonstinks.org, mas Wil Wheaton não merece ter seu nome escrito de forma correta.
Não tem relação alguma com algo oficial da série.


O precoce “I love you”

O episódio abre com uma cena de Leonard e Penny. Após o sexo, Penny cita uma fala de Star Wars para Leonard o que o impulsiona a dizer que a ama. Penny fica surpresa e diz “obrigada”, depois fica perdida chega a olhar para o pulso procurando um relógio, não sabe o que faz e diz que já é hora de dormir. A inusitada frase de Leonard ainda terá consequencias graves. Foi responsável, em parte, pela nova derrota de Sheldon para Wheaton.

A frase que Penny cita foi dita pelo Mestre Yoda para Luke Skywalker, quando este imagina não conseguir mover uma nave inteira que está dentro de um pântano. Yoda diz algo como “não tente, faça”, já que Luke havia dito que iria tentar.

Leonard segue o episódio com um mal-humor incomum o que chama a atenção de Raj e Howard, que logo descobrem ser algum problema com Penny. Eles fazem diversas suposições do que teria acontecendo, mas não chegam a adivinhar nada.


Torneio de boliche

Os 4 amigos nerds e Penny formam um time de boliche que irá jogar contra Stuart (da loja de quadrinhos) e seus amigos. Na falta de um deles, entra um novo substituto, Wil Wheaton que chega para desmoralizar Sheldon mais uma vez. Ao encontrar com seu arqui-inimigo Sheldon cita diversas duplas antagonistas:

Duende Verde e Homem-Aranha: O Duende Verde, vivido pelo cientista e magnata Norman Osborn, é considerado um dos maiores inimigos do Homem-Aranha, tanto que no cinema foi escolhido como o primeiro vilão a enfrentar o aracnídeo na franquia de Sam Raimi.

Papa Paulo V e Galileu: Galileu Galilei foi um importante físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano do século XVII. Ele foi importante defensor do heliocentrismo, teoria em que o Sol estaria no centro do universo e não a Terra, como a Igreja Católica e outras correntes ideológicas costumavam acreditar. Além de defender teorias contrárias aos interesses da Igreja Católica, Galileu teve suas obras vetadas pelo Papa Paulo V. Mas a maior relação de “amor e ódio” de Galileu ocorreu com o Papa Urbano VIII, de quem se tornou amigo e recebeu incentivos para suas pesquisas, mas que não revogou o decreto de contra o heliocentrismo.

Internet Explorer e Firefox: São os dois navegadores de internet (ou browsers) mais utilizados no mundo. O IE foi criado pela Microsoft em 1995 e desde então acompanha todos seus pacotes de sistemas operacionais, se tornando assim o mais popular e usado na internet. Apesar disso, o programa sempre foi alvo de acusação de falhas de segurança e de monopólio por parte da Microsoft. O Firefox surgiu em 2004, criado pelo grupo Mozilla como uma opção mais segura ao IE, gratuita e que funciona em outros sistemas operacionais além do Windows, como o Linux e o Mac.

Na primeira jogada mostrada de Wil Wheaton, Sheldon diz que ele fez um “spare”. É chamada essa jogada quando se derruba todos os pinos com 2 jogadas. Ele também diz a Wheaton para “tuitar” aquilo. De fato ele possui uma conta no Twitter, confira aqui.

Howard pergunta se Wheaton teria tido algo com a atriz Whoopi Goldberg. Eles trabalharam juntos em Star Trek - A Nova Geração série que tornou o ator popular.


A armação de Sheldon

Ficamos sabemos que o grupo de Sheldon perde a partida de boliche. Mas ele não quer mais perder para Wil Wheaton e por isso remarca uma revanche contra o grupo rival. Para ter sucesso nesse novo jogo ele precisa da ajuda de Penny, que a esta altura está mesmo brigada com Leonard.

Sheldon diz para Penny que remarcou uma revanche e ajuda o casal a conversar novamente para que o time possa jogar unido. Na conversa com Penny, Leonard diz que avançou mais do que ela na relação já que ele está nela dois anos a mais. Desde o primeiro episódio da série Leonard se sente atraído por Penny e fica na expectativa de namorar a vizinha por 2 anos antes disso se concretizar. De certa forma Leonard está certo.

Eles se reconciliam e Sheldon entra feliz, pois terá tudo certo para o jogo.


A revanche

Para o jogo de revanche, Sheldon faz uma camiseta com a seguinte frase “The Wesley Crushers” que ao pé da letra seria traduzido como “Os esmagadores de Wesley”. Wesley Crusher é o personagem de Stark Trek que deixou Wheaton famoso. O problema é que o termo “crush” também pode significar uma “paixão” ou “queda” no sentido de gostar de alguém. Um “crusher” seria uma pessoa que está “gamada” em outra, ou “tem uma queda” por ela. E pela ordem que Sheldon colocou a palavra na frase, dá mais ênfase ao segundo significado do que “esmagadores”.

A hipótese que Sheldon menciona, de Immanuel Velikovsky, deve se referir as idéias do pesquisador russo-americano, que analisa fatos do universo com base em histórias mitológicas, como a teoria de que o planeta Vênus era um cometa.

Quando Wheaton diz a Sheldon para ele que abrace o lado negro, faz uma referência clara a Star Wars e por isso Sheldon reclama que nem se trata de uma frase da franquia dele, Star Trek.

Sheldon fica tão contente ao acertar um spare que agradece Jesus (que ele não acredita existir) e se remenda dizendo que é o que o sua mãe diria.

Wheaton mais uma vez ataca um ponto fraco em seus oponentes. Se antes ele havia contado ao Sheldon uma história sobre a morte de sua avó, agora ele atinge Penny sobre uma suposta história com sua namorada. Dizendo que não queria ter sofrido tanto tempo esperando um “eu te amo” Wheaton, que assim como todos ouviu a briga na partida anterior, faz Penny se sentir mal e abandonar a disputa. Com sua melhor jogadora de fora, Sheldon e o grupo perdem a aposta.

Quando percebe o que Wheaton fez, Sheldon pronuncia seu nome como o Golum de O Senhor dos Anéis, falava sobre o anel ou algo relacionado a ele.

Os quatro amigos pagam a aposta perdida posando com roupas de super-heroínas na loja de quadrinhos de Stuart. Howard está de Batgirl, Leonard de Supergirl, Sheldon de Mulher Maravilha e Raj, o único feliz com o mico, está vestido de Mulher Gato.


Frases Marcantes

Leonard: Eu te amo, Penny.
Penny: Obrigada.

Raj: Achou que seria engraçado usar uma calcinha dela e sair pulando, mas acabou a assustando?
Leonard: O quê? Não!
Raj: Só estou perguntando, cara. Isso acontece.

Sheldon: Preparei algumas frases de intimidação. “Você joga como sua mamãe.” Exceto se ela jogar bem. Nesse caso, “não joga nada parecido com ela.”
Stuart: Essa doeu.

Turma: Sheldon! Sheldon!
Sheldon: Com licença. Não sei de quem estão falando. No momento, eu sou "a bola".
Turma: A bola! A bola!

Sheldon: Obrigado, Jesus! Como diria minha mãe.

Raj (com a roupa de Mulher Gato): Eu não sei vocês, mas eu me sinto poderoso.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.